Mostrando postagens com marcador Serra Pelada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Serra Pelada. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 27 de março de 2017

Serra Pelada: Ministro de Minas e Energia garante apoio a novos projetos

  
  
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) e o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Edinaldo Aguiar, foram recebidos em audiência pelo Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho e técnicos da área, na quarta-feira (22), em Brasília. 
  
O objetivo da reunião foi o de informar ao Ministro, os andamentos dos projetos da cooperativa, e pedir o apoio do ministério para a continuidade da exploração da histórica mina, localizada no município de Curionópolis, no sudeste do Pará. Com a falência da mineradora canadense Colossus, a exploração de ouro e paládio, dentre outros minérios, foi interrompida e a cooperativa está em busca de novos parceiros para a continuidade do empreendimento. 
  
Segundo Edinaldo Aguiar, a cooperativa tenta transformar o atual quadro em uma estrutura positiva, de modo a beneficiar os milhares de garimpeiros - legítimos donos de Serra Pelada -, que em mais de 30 anos, não receberam nenhum dividendo. “Irregularidades foram detectadas, revelando uma grave situação de corrupção, onde diretorias anteriores realizaram repasses de milhares de reais a diversas pessoas, ditas laranjas, desviando recursos dos garimpeiros”, lamentou Edinaldo. 
  
Para Arnaldo Jordy, a atual diretoria da Coomigasp está arrumando a casa, e o apoio do governo nos projetos de extração dos valiosos minérios será benéfico para todos. O parlamentar lembrou a situação de pobreza daqueles que vivem na vila em Serra Pelada, “onde milhares de pessoas vivem precariamente, sem saúde, sem educação ou saneamento básico, por exemplo, e próximos a uma verdadeira fortuna, no subsolo”. 
  
O Ministro afirmou que, no que depender de sua pasta, “todo apoio será fornecido aos garimpeiros e aos projetos que possibilitarem a recuperação dos preciosos minerais do solo de Serra Pelada”. 
  
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Jordy participa com garimpeiros de assembleia em Serra Pelada

  
 
O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) participou no domingo, 27, da assembleia de mais de 3 mil trabalhadores que fazem parte da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), na sede da entidade, que fica dentro da área do garimpo, no município de Curionópolis. Na ocasião, foi aprovada a assinatura de contrato com a empresa Miyabras - Mineração Yamato do Brasil, para pesquisa e exploração do material secundário da mina, que são os rejeitos da garimpagem realizada nos anos 80 e 90 e que ainda contém ouro. 
   
Com isso, os garimpeiros voltarão a ter uma fonte de renda, já que a atividade garimpeira está suspensa desde 1992, e o contrato anterior de exploração mecanizada da mina, com a empresa canadense Colossus, foi interrompido por descumprimento do contrato pela empresa, conforme denunciado na ocasião por Jordy. A Colossus abandonou Serra Pelada e os garimpeiros, agora, podem celebrar outro contrato, desta vez com a Miyabras.
   
Jordy foi ovacionado pelos garimpeiros ao denunciar desmandos cometidos por diretorias anteriores da Coomigasp. O deputado destacou a importância da recuperação da credibilidade da entidade, o que permitiu a assinatura do contrato com a Miyabras, como queriam os garimpeiros. Para Jordy, esta nova fase da Coomigasp, e o novo contrato de pesquisa, demonstram a recuperação da confiança e da estabilidade na cooperativa. "É um símbolo muito importante essa assembleia e a aprovação desse contrato, que mostra a importância de tudo o que foi feito pelo mandato", disse Jordy, que foi muito aplaudido pelos garimpeiros.
   
Participaram da assembleia o atual presidente da Coomigasp, Edinaldo de Aguiar, o advogado Yuri Jordy, a diretoria da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), e os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 
   
De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, publicada a 30 de agosto deste ano, a Miyabras representa a nova esperança para milhares de garimpeiros de Serra Pelada de retomar a exploração do ouro que ainda resta no local, mas que só pode ser extraído por meios mecanizados. Eles querem retirar 23 toneladas de minério, incluindo ouro, que estão em pilhas de terra em volta do antigo garimpo. Pela proposta, a empresa fica com 49% dos minerais, enquanto a cooperativa fica com 51%. Para isso, eles vão criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) nos próximos meses.
    
    
Por: Assessoria Parlamentar