Mostrando postagens com marcador Medida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Medida. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Jordy propõe redistribuição de compensação financeira para municípios impactados por produção mineral

  
       
Do Portal PPS
   
Emenda apresentada pelo líder do PPS na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jordy (PA), pode resultar em novo rateio da compensação financeira pela exploração de recursos minerais. Este recurso é pago a municípios onde é exercida a atividade mineradora. Jordy propõe que a compensação seja levada a cidades impactadas pela exploração mineral, como municípios limítrofes aqueles onde está mina de minérios.
   
Nesse sentido, o parlamentar paraense apresentou emenda a duas MPS (Medidas Provisórias) que devem ser votadas em breve na Casa.
  
De acordo com dados apresentados pelo parlamentar, cerca de 80% do total do recurso pela compensação está concentrada em apenas 27 municípios brasileiros. O País tem mais de 5.500 cidades.
  
“A emenda tem por objetivo considerar município produtor, para fins de distribuição da CFEM, não apenas aquele em que se encontra a mina e as demais instalações de mineração (unidades de beneficiamento, represas de rejeito, instalações de apoio), mas também o município confrontante diretamente afetado pelas atividades mineradoras”, justificou o deputado na proposta.
  
As medidas provisórias enviadas pelo governo alteram o marco legal do setor mineral, atividade que emprega diretamente 200 mil pessoas e responde por 21% das exportações brasileiras. As MPs criam a Agência Nacional de Mineração (ANM), alteram o Código de Mineração (Decreto-lei 227/67) e os percentuais da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), como é chamado o royalty do setor mineral.
   
Maior rigor
   
Arnaldo Jordy apresentou outras 10 emendas com objetivos de estabelecer maior rigor para a atividade mineral no país.
  
Uma delas, por exemplo, obriga o responsável pela exploração de minerais a recuperar ambientalmente áreas degradadas.
    
   
Foto: Robson Gonçalves
    
  

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Jordy defende mudanças em favor do ensino médio

     
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) comentou a aprovação, esta semana, pela Câmara, da Medida Provisória que trata da reforma do ensino médio no Brasil, que ocupa os últimos lugares nos rankings da educação mundial.
   
O mais recente deles, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), avaliou os jovens de 70 países em ciências, matemática e linguagens, mostrou a necessidade urgente de mudanças. “A necessidade de reforma é imediata, conseguimos melhorar muita coisa no texto, por exemplo, reintroduzir disciplinas de filosofia, sociologia, artes e educação física, que tinham sido retiradas pelo governo, nós conseguimos por uma ampla maioria reintroduzir”, disse Jordy, que defendeu a reflexão crítica dos alunos sobre os problemas sociais, e a valorização do conhecimento, fundamental na sociedade globalizada. 
    
Confira o vídeo abaixo, ou caso seu navegador não o abra automaticamente, veja aqui https://youtu.be/ldcWcIGUKWI
  
  
  
Por: Assessoria Parlamentar