Mostrando postagens com marcador Comissão Amazônia Audiência Greenpeace Exploração Madeira Ilegal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comissão Amazônia Audiência Greenpeace Exploração Madeira Ilegal. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de julho de 2014

Câmara Federal vai debater esquema de retirada ilegal de madeiras na Amazônia

 
Brasília/DF - A Câmara dos Deputados, através da Comissão da Amazônia, debaterá em audiência pública, a exploração e a remessa ilegal de madeiras na região Norte, de acordo com requerimento apresentado pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) e aprovado pelo colegiado.
 
A audiência terá como base os resultados da investigação realizada pela ONG Greenpeace sobre a exploração fora da lei na região amazônica. A exploração ilegal é realizada principalmente para fomentar o mercado internacional, é uma das principais causa dos elevados índices de desmatamento na vasta região.
 
A investigação realizada por dois anos pela organização ambiental concluiu que a retirada ilegal de madeira é regra na Amazônia, alimentada pelas falhas nos sistemas de controle do poder público. Entre 2011 e 2012, 78% das áreas de extração de madeira no Pará não tinham autorização. Além disso, o Greenpeace identificou um sofisticado esquema para vender madeira ilegal com documentos que atestam sua legalidade, o que permite a circulação da madeira “suja” no mercado nacional e entrada no mercado internacional.
 
Segundo Arnaldo Jordy, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, as denúncias oriundas da investigação já foram colhidas pelo Ministério Público Federal no Pará, e há inclusive suspeitas consistentes de fraudes em algumas instituições governamentais que fazem o controle a fiscalização do extrativismo madeireiro na região. “Daí a necessidade em discutirmos as investigações, para que estas denúncias sejam esclarecidas e que possamos combater com maior eficiência esta indústria ilegal, que prejudica em muito aqueles que praticam a atividade dentro dos parâmetros e das modalidades previstas em lei”, afirmou o parlamentar.
 
Sob pressão de grupos de interesse, o governo brasileiro recentemente afrouxou as regras para o desmatamento e limitou a capacidade das agências ambientais federais de aplicar essas regras. Por conseguinte, as taxas anuais de desmatamento na Amazônia brasileira, que havia caído nos últimos anos, aumentaram 28% entre agosto de 2012 e julho de 2013.
 
Serão convidados para a audiência, que deve acontecer em Belém, em data ainda a ser definida, Márcio Astrini, do Greenpeace Brasil; Daniel Azeredo, Procurador do Ministério Público Federal; Thais Megid Pinto, coordenadora da Rede Amigos da Amazônia e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará – Sema, e da Associação de Exportadores de Madeira da Amazônia – Aimex.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807