Mostrando postagens com marcador Copa Verde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Copa Verde. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Sustentabilidade: Jordy parabeniza apoio do Ministério do Meio Ambiente à Copa Verde 2017

   

O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), participou nesta quarta-feira (15), no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, de assinatura de protocolo de intenções para o desenvolvimento das ações e atividades socioambientais e de sustentabilidade da Copa Verde 2017, competição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que terá a participação de 18 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O protocolo foi assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, pelo o vice-presidente da CBF, Antônio Nunes, pelo secretário-geral da CBF, Walter Feldman e pelo presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi.
   
A competição foi a primeira de iniciativa sustentável no futebol brasileiro. Em 2016, os torcedores puderam trocar garrafas pet por ingressos, configurando a primeira competição carbono zero do futebol brasileiro. No total, foram 1.951 quilos de garrafas pet trocados por 13 mil ingressos. Os resíduos foram destinados a quatro cooperativas do Movimento Nacional de Catadores para reciclagem. 
    
Segundo a CBF, neste ano, em continuação ao projeto, será levantada a bandeira do Carbono Zero, com ações de compensação das emissões de gás carbônico e de preservação do meio ambiente.
  
Em sua fala, Jordy lembrou que algumas das iniciativas da Copa Verde foram definidas em reuniões realizadas em Belém (PA) e que o tema da sustentabilidade é de extrema importancia a toda sociedade, sugerindo ainda ações junto às torcidas organizadas, o que poderá, segundo ele, colaborar para a pacificação nos estádios. De acordo com o líder do PPS, “com o protocolo ora assinado, a Copa Verde ganhará em importância, valorizando diretamente os clubes que dela participam”, ressaltou o parlamentar paraense.
  
Sarney Filho lembrou que a Copa Verde, que está em sua quarta edição, foi considerada a primeira competição carbono zero do futebol mundial – o CO2 (gás carbônico) emitido com a realização dos jogos foi compensado por meio do plantio de 1.122 mudas nativas. “A competição também nos ajudará a difundir melhor o combate ao desmatamento da Amazônia, a gestão de resíduos sólidos, a preservação da fauna e da flora, entre outras questões prioritárias”, afirmou.
  
Para o vice-presidente da CBF, Augusto Nunes, a intenção é consolidar o campeonato como referência mundial em competição sustentável. “A imagem do Brasil no exterior está muito associada ao futebol. Queremos que o mundo passe a conhecer também o que a Amazônia representa de melhor para o Brasil”, afirmou.
  
Lançamento
  
O lançamento da edição de 2017 da Copa Verde será feito nesta sexta-feira (17), no palácio Setentrião, sede do governo do Amapá, em Macapá, momento em que serão conhecidas as novidades previstas para a Copa Verde 2017, que se juntam às ações adotadas no ano passado, quando o Paysandu, clube paraense, foi campeão ao vencer o Gama no placar agregado nas finais, de 3 a 2. Os dois foram os primeiros a receber o ecológico Troféu Vivo, que é uma muda de árvore a ser plantada na sede do clube vencedor.
  
Os torcedores que quiserem acompanhar os jogos nos estádios poderão novamente trocar garrafas PET por ingressos. Na edição 2017, que terá jogos até 15 de maio, além do Troféu Vivo, haverá novamente concurso de redação para estudantes sobre a conscientização ecológica e a presença nos jogos do Vermelhão, mascote oficial do campeonato inspirado na arara-vermelha-grande, animal ameaçado de extinção e encontrado em estados onde estão sediados os clubes participantes do torneio. O vencedor terá acesso direto às oitavas de final da Copa do Brasil de 2018.
    
  
Por: Assessoria Parlamentar / Com informações do G1 e Ministério do Meio Ambiente
  
    

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Debate sobre ações de sustentabilidade na TV Cultura de São Paulo

  
Perdeu o JC Debate sobre Educação Ambiental da TV Cultura de São Paulo? Então veja abaixo o link do programa, exibido na sexta-feira, 3, que teve como um dos entrevistados o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), para falar sobre o sucesso das ações de sustentabilidade e educação ambiental desenvolvidas na Copa Verde deste ano.
  
O exemplo deverá ser seguido em outras competições ao redor do mundo. Confira o vídeo. Caso seu navegador não o abra automaticamente, veja aqui https://youtu.be/9qHtAU7SKlU
 
    
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Jordy comemora sucesso da Copa Verde sustentável

      
  
O deputado Arnaldo Jordy esteve nesta terça-feira, 10, no estádio Walmir Campelo Bezerra, em Brasília, para torcer pelo Pará na final da Copa Verde 2016, e parabenizar o Paysandu pela conquista inédita. Jordy, juntamente com o jornalista Carlos Ferreira, propôs e a CBF acatou uma série de ações de sustentabilidade para a competição, entre as quais, a troca de garrafas pet por ingressos, plantio de árvores pelas equipes e um concurso de redação sobre sustentabilidade para estudantes da rede pública de Belém e de Manaus. 
   
Na foto, Jordy está ao lado das duas estudantes vencedoras do concurso de redação: Oziane Rebeca Miranda da Costa, 15 anos, do segundo ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Justo Chermont, no bairro da Pedreira, em Belém, e Samara Martins, da rede pública de Manaus (AM).
  
O concurso teve como tema “Redação Carbono Zero – Consciência Ambiental”. Na foto, com Jordy, está o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, um entusiasta das ações de sustentabilidade na Copa Verde; o prefeito de Bragança, Padre Nelson, com a camisa do Paysandu; o procurador-geral de Justiça do Pará, Marcos Antônio das Neves; e o defensor público da União Anginaldo Vieira.
  
Por: Assessoria Parlamentar