Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Tucuruí: Jordy defende cumprimento de acordo que prevê centro de hemodiálise

    
   
Uma comitiva de representantes comunitários de Tucuruí foi recebida pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) nesta quarta-feira (8) na Câmara Federal. Denominado Movimento Pró-Saúde de Tucuruí e coordenado pela vereadora Ilma Creao, o grupo reivindica prioritariamente a implantação de um centro de hemodiálise para atender os pacientes dos municípios em torno do lago da hidrelétrica e região. Só em Tucuruí, são 332 pacientes que se tratam em cidades como Belém, Marabá, Ulianópolis, São Paulo ou Curitiba, com alto custo social para o Estado e as famílias.
 
De acordo com Jordy, há um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) prestes a ser fechado entre o governo estadual e a Eletronorte/Eletrobrás, de modo garantir aos municípios do entorno do lago da hidrelétrica de Tucuruí, o pagamento de compensações do passivo socioambiental por investimentos devidos e ainda não executados, ainda por conta da construção da usina há mais de 30 anos, e que prevê dentre outros equipamentos sociais, a construção do centro de hemodiálise. O cumprimento deste TAC permitirá a renovação das licenças de operação da hidrelétrica.
    
  
Por: Assessoria Parlamentar
 
  

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Arnaldo Jordy cobra liberação de recursos para combate à malária no Pará

  
    
Do Portal PPS
   
O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) cobrou do governo federal a liberação da segunda parcela de um total de R$ 10 milhões prometidos para o estado do Pará, que enfrenta um surto de malária.
   
Do plenário da Casa, o parlamentar disse que apenas R$ 3,5 milhões deste montante foram liberados pelo Ministério da Saúde, sendo R$ 2,3 milhões aos municípios e R$ 1,2 milhão ao governo do Pará.  Segundo relato de Jordy, somente em 2017, foram registrados 40 mil casos da doença.
   
“Temos de reconhecer e agradecer a liberação de uma parte do dinheiro, mas isto é absolutamente insuficiente. Há municípios que estão com incidência altíssima de malária. Faço um apelo para a liberação da segunda cota para fazer o enfrentamento desta chaga”, disse o parlamentar do PPS.
   
De acordo com Jordy, a situação é bastante grave nos municípios de Limoeiro do Ajuru, Melgaço, Oeiras, Bagre e Curralinho, localizados na região do Marajó.
   
Segundo o Ministério da Saúde, o Pará é o estado que registra o maior aumento no número de diagnósticos. Nos últimos anos, o número de casos mais que dobrou. Em 2016 eram 14 mil casos. No ano passado, o número saltou para quase 40 mil casos confirmados.
   
  
Foto: Robson Gonçalves
  
  

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Jordy pede ao Ministro da Saúde liberação de recursos ao Pará

   
 
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), o secretário de Estado de Saúde do Pará, Vitor Mateus, a presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Rosângela Monteiro e o vice-presidente do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Pará), Charles Tocantins, foram recebidos nesta terça-feira (27), pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar da liberação de emendas e de recursos federais para o Estado.
   
Na reunião, solicitada por Jordy, destacou-se o pedido de liberação de recursos da ordem de 6 milhões de reais, no intuito de reforçar o combate à malária, epidemia que recrudesceu em toda Amazônia, tendo o Pará registrado mais de trinta e seis mil casos em 2017. Nesta questão, Ricardo Barros, aquiesceu prontamente e se prontificou a destinar imediatamente os recursos para o Estado e municípios.
 
Para Jordy, os recursos, bem como equipamentos solicitados, “servirão para ajudar a melhorar e ampliar o atendimento em saúde de toda população paraense, em um momento em que doenças endêmicas ressurgem no país, como a febre amarela e a malária, na região Amazônia”.
   
Outra importante demanda discutida, foi a liberação de novos cursos de medicina em municípios paraenses, além da ampliação do Programa Melhor em Casa (PMC), que leva atendimento à residência de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica.
 
Segundo Rosângela Monteiro, que fez a entrega de um relatório detalhado com os resultados da Santa Casa ao Ministro, “o Estado tem feito o dever de casa, porém necessita de recursos para ampliação de prestação de serviços já liberados pelo Ministério, e que necessitam de financiamento do governo federal”.
   
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

ARTIGO - O STF e a saúde pública

 
* Arnaldo Jordy
      
O Sistema Único de Saúde, o SUS, é resultado direto das conquistas da Constituição de 1988, a carta cidadã que consagrou o fim do período de exceção e a volta da democracia em nosso país. Sua cobertura de saúde universal é um exemplo para o mundo e nobre é a sua missão de garantir acesso integral e igualitário aos serviços de saúde a toda a população, sejam ambulatórios, sejam complexos transplantes de órgãos, aliás, um desafio único no mundo em países da dimensão do Brasil. 
   
Por isso, é motivo de comemoração a decisão do Supremo Tribunal, após quase 20 anos de indefinição jurídica, a favor do ressarcimento ao SUS pelos planos de saúde, quando seus associados têm que ser atendidos pelo sistema público de saúde, por falta de cobertura dos planos empresariais.
   
De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS deixou de receber até agora R$ 5,6 bilhões das empresas de planos de saúde, valores que eram alvo de questionamentos judiciais. Por causa da insegurança jurídica, mesmo que a devolução já seja autorizada, as operadoras de planos de saúde sempre questionam os valores nos tribunais. Em 2017, de R$ 1,1 bilhão cobrado por prestação de serviços a usuários de planos de saúde, foram pagos somente R$ 458 milhões. O restante era objeto de contestação judicial.
   
Esse dinheiro faz falta no financiamento do SUS, que já recebe menos recursos do que deveria. O problema foi constatado em 2014 pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que visitou oito hospitais de urgência da rede pública, entre eles, o Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém. Fui o relator dessa comissão e concluímos que o SUS sofre com problemas estruturais que ferem a dignidade e os direitos da população, causados pelo subfinanciamento e pela falta de prioridade dada ao setor.
   
Naquela ocasião, constatamos que o Ministério da Saúde deixou de aplicar mais de R$ 100 bilhões no SUS ao longo em 13 anos e que só 11% das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para a Saúde haviam sido concluídas desde 2011. Também constatamos a falta de quase 200 mil leitos hospitalares no país. É um problema grave que só piora ao longo do tempo, entre outras situações, pela falta de ressarcimento dos planos de saúde ao SUS. Naquela ocasião, a estimativa foi de que 25% dos atendimentos nas urgências do sistema público fossem de usuários de planos de saúde.
   
É comum que as operadoras vendam planos muito caros, especialmente para pessoas idosas, e depois empurrem esses pacientes para a rede pública para realizar determinados procedimentos, como a hemodiálise e outros, que são caros, sem reembolsar o SUS, cujas cobranças feitas pela ANS são contestadas judicialmente. Agora, todas essas despesas terão que ser ressarcidas sempre que ficar comprovado que havia cobertura do plano para o procedimento realizado pelo SUS. Os recursos vão para o Fundo Nacional de Saúde.
   
No mesmo julgamento, o STF tomou outra decisão positiva, ao manter a definição de que o aumento do preço do plano de saúde em razão da idade do usuário só poderá ser feito quando previsto no contrato inicial, que deverá trazer os porcentuais de reajuste para cada faixa etária, conforme norma já definida pela Agência Nacional de Saúde. Desse modo, o usuário não será surpreendido por um aumento inesperado tão logo complete determinada idade.
  
É fato que ainda falta muito para que o SUS seja o sistema de saúde ideal, que todos nós queremos, o que depende da boa aplicação do dinheiro dos nossos impostos em um estrutura que deveria ser satisfatória para atender a quem precisasse, sem a necessidade que grande parte da população tem de precisar pagar um plano de saúde. É preciso também resistir à imposição de um modelo de saúde totalmente privatizada, no qual quem não tem dinheiro suficiente para pagar um plano de saúde caro está condenado a morrer sem atendimento, como ocorre em muitos países até mais ricos que o nosso. Precisamos, sim, valorizar e defender o SUS, assim como a educação pública e tudo que recebe o valor suado dos nossos impostos, para que tenham a qualidade que a população brasileira merece.
    
   
* Arnaldo Jordy é deputado federal - PPS/PA
   
  

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Jordy pede liberação de recursos para redes de água e saneamento de municípios do Pará

  
    
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), esteve em audiência com o presidente da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Rodrigo Dias, nesta terça-feira (24). O parlamentar foi pedir a liberação de recursos para a construção de redes de distribuição de água e saneamento, em vários municípios do Pará, como Jacundá, Mãe do Rio, Gurupá e Salvaterra. Estes dois últimos, localizados no arquipélago do Marajó, onde segundo o deputado, se registraram nos últimos anos, os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.
   
“Não é concebível, numa região onde se localiza uma das maiores bacias hidrográficas e fonte de recursos hídricos do mundo, que mais de 2 milhões de paraenses não tenham acesso ao saneamento e água potável”, ressaltou Jordy.
   
Rodrigo Dias afirmou que está trabalhando para desburocratizar os procedimentos do órgão, de modo a possibilitar o acesso de municípios carentes aos recursos, muitas vezes travados por conta de um excesso de documentação. O executivo completou ainda que fará o necessário para dirimir as pendências e possibilitar a chegada da ajuda aos municípios.
  
  
Por: Assessoria Parlamentar
   
  

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Em encontro com a comunidade, Jordy faz prestação de contas em Ourém

  
     
Em encontro na Câmara Municipal de Ourém, o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) fez a prestação de contas das ações de seu mandato com a população de Ourém e as principais autoridades do município. Neste sábado, 6, Jordy ouviu a comunidade e recebeu novas demandas dos moradores do município, nas áreas da produção, da segurança, do lazer e do saneamento em Ourém.
    
Por meio de emendas, Jordy já destinou a Ourém cerca de R$ 300 mil, sendo R$ 130 mil somente para a saúde, com equipamentos para quatro unidades básicas do município, incluindo uma caminhonete. Com isso, está contemplada metade das unidades do município, cujas demandas foram discutidas com o prefeito Junhão, o presidente da Câmara, Francisco Roberto da Cruz; os vereadores Júlio da Olaria (PPS), José Nazário e Edilson Nascimento, além de secretários municipais, lideranças comunitárias e políticas e conselheiros tutelares.
  
Outra emenda de Jordy, já entregue, destinou um kit para equipar o Conselho Tutelar do município, contendo carro, computadores, impressora, geladeira e bebedouro.
      



   
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

terça-feira, 2 de maio de 2017

Em Curuçá, Jordy presta contas do mandato à população

  
  
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) foi a Curuçá, no nordeste do Estado, no sábado, 29, para encontro com a população e prestação de contas das ações do mandato. Através de emenda individual, Jordy destinou recursos a Curuçá para aquisição de equipamentos para quatro Unidades de Saúde, entre elas a de Curuperé, cuja compra dos equipamentos está em fase de licitação.
  
Jordy ouviu a população e recebeu novas demandas, na presença do prefeito Jefferson de Miranda (Tarrafa), do vereador Professor Fábio, secretários municipais e representantes de instituições, entidades e lideranças do município.
   



  
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Jordy presta contas e destina recursos para saúde e conselho tutelar de Melgaço

     
  
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) participou de encontro de prestação de contas com a população de Melgaço, no Marajó. Uma das emendas de Jordy destinou ao Conselho Tutelar um kit formado por carro, computadores, impressora, bebedouro e refrigerador, entregue no ano passado.
  
No Orçamento deste ano, Jordy tem emendas para reforma de Unidade Básica de Saúde e para a aquisição de equipamentos hospitalares para o município. Jordy conversou com a população em plenária com lideranças políticas, trabalhadores da saúde, conselheiros tutelares e professores de Melgaço.
   

  
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

Em Gurupa, Jordy presta contas do mandato parlamentar à população

  
     
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) se reuniu neste sábado, 22, com a população de Gurupá, para entrega de equipamentos para a saúde, resultado de emenda apresentada por Jordy ao Orçamento da União. Foram entregues equipamentos de saúde no valor de R$ 142 mil, resultado de emenda de Jordy, que também já destinou ao município kit para o Conselho Tutelar, composto por carro, computadores, impressora, refrigerador e bebedouro, já entregues. Jordy prestou contas com a população e recebeu novas demandas do município.
  





    
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

terça-feira, 28 de março de 2017

Saúde: Jordy destina recursos para Chaves

   
   
A destinação de recursos para a saúde no município de Chaves, localizado no arquipélago do Marajó, foi o tema da reunião do deputado Arnaldo Jordy com a líder do PPS - Partido Popular Socialista na Câmara da Vereadores, Marilene Carmona, nesta segunda-feira, 27, em Belém. Jordy também tratou da organização do PPS em Chaves.
  
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

terça-feira, 21 de março de 2017

Arnaldo Jordy trabalha pelo incentivo à cultura em Bragança

      
  
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) apoia o incentivo à cultura em Bragança, uma das cidades mais ricas do Pará em manifestações autênticas da população, como a tradicional Marujada. O Liceu de Artes do município terá o apoio de Jordy para sua conclusão, bem como para a aquisição de instrumentos musicais. Ao todo, Jordy destinou R$ 900 mil em emendas para Bragança, sendo R$ 250 mil para os instrumentos do Liceu. Este ano, R$ 230 mil deverão equipar o Conselho Tutelar e as unidades básicas de Saúde de Bragança.
   
Os assuntos foram tratados nesta segunda, 20, em audiência do deputado com o prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira, acompanhado do ex-prefeito Nelson Magalhães, do presidente municipal do PPS, Ivaldo Tavares, da ex-vereadora Socorro Lobão e do representante da Colônia de Pescadores de Tracuateua, Alberto Barros.
   


  
    
Texto/Fotos: Assessoria Parlamentar
  
  

segunda-feira, 20 de março de 2017

Fapespa e Santa Casa assinam acordo de cooperação

   
  
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas – FAPESPA – assinou nesta sexta, 17, termo de cooperação técnico-financeira com a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, no valor de R$ 3 milhões, para apoiar projetos de pesquisa na área da Saúde na Santa Casa. O deputado Arnaldo Jordy assinou como testemunha na presença dos presidentes da FAPESPA, Eduardo Costa, e da Santa Casa, Rosângela Monteiro, e do secretário de Estado de Saúde, Vítor Mateus.
  
A Fundação Santa Casa, ligada à Sespa - Secretaria de Estado de Saúde Pública – é certificada como Hospital de Ensino pelo Ministério da Saúde, tem como finalidades essenciais: a Assistência, o Ensino e a Pesquisa, sendo considerada referência em atenção à saúde da criança e da mulher, com perfil assistencial e serviços ambulatoriais e de internação. Mais do que isso, a Santa Casa é uma tradição no Pará. Com 367 anos, é a mais antiga instituição de saúde de todo o Norte do Brasil.
  







  
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

Jordy ouve comunidade e presta contas do mandato em Maracanã

  
  
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) foi a Maracanã neste sábado, 18, para audiência de prestação de contas das ações do mandato naquele município da região do Salgado. Jordy entregou equipamentos para a saúde, oriundos de emenda parlamentar, que vão atender cinco comunidades: Bom Jardim, Vila da Penha, Fortalezinha, Tatuqueia e Moca.
    
O encontro foi no centro comunitário ao lado do Hospital Municipal, e teve a participação do diretor da 3ª Regional da Sespa, Etevaldo Paixão; do secretário adjunto de Saúde, Josué Lacerda, da secretária de Assistência Social, Diele Guimarães, da conselheira municipal de Saúde, Márcia Brito, da coordenadora dos conselheiros tutelares, Socorro Casseb, e associações de mototaxistas Amomar e Amotama. Jordy conversou com a população e colocou o mandato à disposição da comunidade. O deputado também deu entrevista à rádio comunitária Atlântica.
  









  
  
Por: Assessoria Parlamentar