quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Para Jordy, Brasil precisa resolver problema da desindustrialização

 
Do Portal PPS
Por William Passos
 
O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) afirmou que o país vive um problema grave: o da desindustrialização. Na opinião do parlamentar, a situação chegou a este nível por pura falta de competitividade das empresas nacionais.
 
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou na semana passada relatório que aponta alguns problemas no parque industrial brasileiro. De acordo com o estudo, a produção perdeu a intensidade, de 0,7% em junho sobre maio para 0,4% em julho, e houve um ganho de ociosidade (uso da capacidade instalada cai 1,6% ante recuo de 0,7% em junho).

“Com certeza, a desindustrialização do país está ligada à importação de produtos. E ai está um problema grave. Esta desaceleração do PIB é um alerta e você vê a sequencia: estamos indo para o quarto mês e há uma preocupação com relação a isto”, disse o deputado do PPS. A própria CNI reconhece que a retração pode ser atribuída “ao maior componente de produtos importados na cadeia de produção de bens para o investimento”.

Jordy diz que é preciso buscar soluções para o setor com medidas responsáveis para também não se criar uma cruzada anti-produto importado. “Precisamos criar medidas, sem xenofobia, mas com mais proteção à indústria nacional, como ocorre com todos os países modernos. Devemos criar condições de competitividade para o nosso produto”, acrescentou.


Nenhum comentário: