quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jordy chama atenção para alto número de mortes em leitos de hospitais do RJ

Assessoria de Imprensa da Liderança
do PPS na Câmara dos Deputados

 
Sindicato dos Médicos diz que foram quase 6 mil óbitos em seis meses

Para o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), um dos autores do pedido de inspeção em hospitais de urgências médicas do SUS, é assustador e grave o resultado de um levantamento realizado pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro.

Segundo a entidade, que divulgou os dados na última terça-feira, de janeiro a agosto de 2011 morreram 5.761 pessoas nos Hospitais Miguel Couto, Souza Aguiar, Salgado Filho e Lourenço Jorge, todos localizados no Rio de Janeiro. Isso dá uma média de 750 morte por mês.

O número de óbitos é maior que o número de soldados americanos mortos nos conflitos do Iraque até agora (4.471 militares).  Jordy chama a atenção das autoridades para a gravidade da situação. “É como se, em um dos meses do ano, metade dos pacientes atendidos naquele período no Hospital Souza Aguiar morresse”, comparou. O Souza Aguiar atende a cerca de 12 mil pacientes/mês.
 
Emenda 29 
Arnaldo Jordy acredita que a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto que regulamenta a Emenda 29 e que destina mais recursos para a área da saúde deve contribuir para sanar parte deste caótico quadro do setor. “A aprovação da regulamentação é um dos fatores que podem ajudar a resolver o problema registrado. Evidente, que existem outros meios”, disse.
 
Visitas 
Nesta semana, foram realizadas visitas a unidades de saúde do Rio e de São Paulo. Outras nove unidades da federação ainda receberão a blitz da Comissão de Direitos Humanos.


Nenhum comentário: