segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Audiência discutirá exploração de brasileiros no exterior

Da Agência Câmara
 
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará nesta quarta-feira (14) audiência pública para definir propostas de combate às violações de direitos humanos de trabalhadores estrangeiros no Brasil e ao tráfico de brasileiros para exploração em outros países.
 
O debate foi proposto pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA), Geraldo Thadeu (PPS-MG) e Manuela d'Ávila (PCdoB-RS). Eles citam o relatório Situação da População Mundial de 2006, publicado pelo Fundo de População das Nações Unidas, segundo o qual aproximadamente 70 mil brasileiras trabalhavam como prostitutas na Espanha, em Portugal, na Suíça, no Japão e em países da América do Sul.

Segundo o relatório, a maioria das mulheres tem entre 18 e 25 anos de idade e pertence a famílias de baixa renda. A maioria delas foi vítima de tráfico de seres humanos – uma rede que movimenta, mundialmente, entre US$ 17 bilhões e 18 bilhões por ano.

Foram convidados:
- o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo;
- o subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty, Eduardo Gradilone;
- o representante das Confecções Zara no Brasil Enrique Huerta González;
- o presidente da Fiesp, Paulo Skaf;
- o auditor fiscal do Ministério do Trabalho Luís Alexandre de Faria, coordenador da investigação que flagrou trabalho escravo em empresas terceirizadas da Zara;
- o diretor de Jornalismo da TV Bandeirantes/SP, Fernando Mitre;
- a jornalista do Correio Brasiliense Alana Rizzo, autora de reportagem sobre tráfico e assassinato de brasileiros no exterior;
- a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, irmã Rosita Milesi;
- o representante do Centro de Direitos Humanos de Guarulhos Orlando Fantazzini.
A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 9.

Nenhum comentário: