quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ministros virão debater parques na Amazônia


Da Agência Câmara
 
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública com a ministra de Meio Ambiente, Isabella Mônica Teixeira; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; e o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. O objetivo é debater alterações nos Parques Nacionais da Amazônia, dos Campos Amazônicos e Mapinguari (AM) para abrigar usinas hidrelétricas, atividades de mineração e assentamentos do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra).

A audiência, ainda sem data marcada, será realizada em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que já aprovou debate com o mesmo tema.

O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que propôs o debate, pretende também discutir a participação das comunidades locais nesse processo, conforme prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc). Jordy ressaltou que as áreas que antes estavam destinadas à proteção ambiental agora poderão ter atividades de mineração ou ser inundadas por lagos de hidrelétricas, para viabilizar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Convidados
 
Também serão convidados para o debate o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), Rômulo José Fernandes Barreto Mello; o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira; e o representante do Instituto Socioambiental (ISA).

Da Redação/ RCA

Nenhum comentário: