terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jordy constata precariedade total durante blitz em hospitais no RJ e SP


Assessoria de Imprensa da Liderança
do PPS na Câmara dos Deputados
 
BRASÍLIA/DF - Em visita nesta segunda e terça-feira a hospitais de urgências médicas do SUS, o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) disse que se deparou com um quadro dramático nos serviços na área da saúde.

As inspeções são o resultado de um requerimento aprovado pela Comissão de Direitos Humanos. Partiu de Jordy e do colega Domingos Dutra (PT/MA) a iniciativa de inspecionar essas unidades de saúde. Ao todo, os parlamentares visitarão cerca de nove unidades da federação. Hospitais de São Paulo e do Rio de Janeiro já foram alvo da blitz.

O deputado do PPS disse que a comissão constatou os seguintes problemas: baixa oferta de leitos, insuficiência de serviços em algumas especialidades e diferença salariais entre os profissionais que atuam na mesma área e no mesmo nível. Além disso, Jordy relata que viu ainda pacientes amontoados em leitos e sem a menor perspectiva de atendimento.

“Também vimos baratas passeando nas paredes e no rodapé da enfermaria do Souza Aguiar, além de pacientes com meningite no mesmo ambiente de pessoas com tuberculose”, acrescentou. Os deputados federais Jean Willys e Chico Alencar, ambos do Psol fluminense, a deputada estadual Janira Rocha (PSOL/RJ), e o vereador Paulo Pinheiro (PPS/RJ) também participaram das visitas.

Medidas
 
O parlamentar paraense informou que a situação constatada é muito mais grave do que se pensava e que a comissão pretende voltar a algumas unidades de saúde como é o caso do Souza Aguiar, no Rio. Jordy disse que, ao final das visitas, se reunirá com os demais deputados para discutir que medidas serão tomadas. Ele não descarta a possibilidade de pedir uma CPI para o caso. “Pelo que eu já vi no Rio e em São Paulo até agora, acho que pode evoluir até para uma CPI, mas é opinião pessoal. Ainda não é decisão da comissão”, explicou.

Movimento integrado
 
Além de integrantes da Comissão de Direitos Humanos, visitaram os hospitais representantes do ministério público, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Regional de Medicina e de Enfermagem e pelo Sindicato dos Médicos.

Nenhum comentário: