quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmara federal promove audiência sobre apagão de energia no Pará


Um grande público está sendo aguardado à mesa redonda que será realizada na próxima quinta-feira, 15, às 14 horas, na Câmara Municipal de Belém, para debater e buscar solução às constantes quedas no fornecimento de energia elétrica no Pará. O evento é promovido pela Comissão de Minas e Energia, da Câmara Federal, a pedido do deputado federal, Arnaldo Jordy (PPS/Pa).

Além dos constantes apagões e das oscilações no abastecimento de energia elétrica, o parlamentar quer também explicações sobre as altas tarifas que são cobradas dos consumidores. Ele tem recebido relatos de moradores de várias regiões do Estado que denunciam o caos que se instalou em muitos municípios nessa área. De Curionópolis, no Sudeste do Pará, por exemplo, chegaram informações de que as interrupções de energia são diárias e, o pior, segundo os moradores, é que a concessionária quando procurada não dá uma explicação plausível. Em Santa Luzia do Pará, o fornecimento de energia elétrica também estaria caótico, com o município chegando a passar até 12 sem energia, de acordo com moradores do local.  Todos os relatos serão levados à audiência para que a Rede Celpa se posicione sobre o problema.  

“Nosso objetivo é discutir a qualidade da prestação destes serviços. Não tem sentido nos tornamos um dos maiores produtores de energia e ter a terceira tarifa mais cara, além de 20% da população sem acesso a luz elétrica”, observou o parlamentar. Segundo estimativas do deputado, os problemas com o fornecimento no Pará se arrastam desde 2009.

Para a audiência, foram convidados representantes do governo federal, da concessionária de energia (Rede Celpa), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, ainda do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de prefeituras paraenses e outros. 

Durante a audiência será lançado o site http://www.reclamecontracelpa.com.br/, coordenado por um grupo de consumidores insatisfeitos com os serviços prestados pela Rede Celpa.
Da Assessoria Belém

Nenhum comentário: