Tendo como palco o Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, foi aberta na manhã desta terça-feira (13) a exposição que apresenta alguns dos mantos utilizados pela imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no Círio de Nazaré, tradicional festividade católica paraense. Os mantos são do acervo permanente da Arquidiocese de Belém.
A exposição que acontece pela segunda vez na Câmara, foi proposta pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA) e Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), respectivamente Vice-líder e Líder da Minoria e contou ainda com a presença dos presidentes do Senado, José Sarney (PDMB/MA) e da Câmara dos Deputados, Marcos Maia (PT/RS), que elogiaram a iniciativa dos deputados.

Para o deputado Arnaldo Jordy, a exposição apresenta toda a simbologia da festa do povo paraense, transposta para os belos mantos. "Porém, para que se tenha uma verdadeira noção do que representa o Círio de Nazaré para o paraense, é necessário ir além das imagens e dos símbolos, é preciso que todos participem do Círio em Belém, para só assim conhecerem o tamanho da fé do paraense em Nossa Senhora de Nazaré ", afirmou o parlamentar, convidando a todos a irem em outubro próximo ao Círio.
Os primeiros mantos brasileiros confeccionados para as procissões era de responsabilidade da Congregação das Filhas de Sant'Ana. Posteriormente, vários devotos passaram a produzir as vestes e a cada ano, famílias e até estilistas famoso de dedicam à produzir um novo manto, substuindo na procissão o manto original, bordado a ouro com pedras preciosas, que há 58 anos ornamenta a imagem.

Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
Nenhum comentário:
Postar um comentário