terça-feira, 13 de setembro de 2011

Exposição Mantos do Círio de Nazaré é aberta na Câmara



Tendo como palco o Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, foi aberta na manhã desta terça-feira (13) a exposição que apresenta alguns dos mantos utilizados pela imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no Círio de Nazaré, tradicional festividade católica paraense. Os mantos são do acervo permanente da Arquidiocese de Belém.

A exposição que acontece pela segunda vez na Câmara, foi proposta pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA) e Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), respectivamente Vice-líder e Líder da Minoria e contou ainda com a presença dos presidentes do Senado, José Sarney (PDMB/MA) e da Câmara dos Deputados, Marcos Maia (PT/RS), que elogiaram a iniciativa dos deputados.
 
Dom Alberto Taveira, bispo da Arquidiocese de Belém, ressaltou em sua fala a iniciativa em se promover a exposição no Congresso Nacional, no que foi acompanhado pelo diretor-coordenador da Festa de Nazaré, César Neves, responsável pela organização do evento, que acontece desde 1793, na capital paraense e que atualmente em sua procissão anual reúne mais de um milhão de pessoas, todo segundo domingo de outubro.

Para o deputado Arnaldo Jordy, a exposição apresenta toda a simbologia da festa do povo paraense, transposta para os belos mantos. "Porém, para que se tenha uma verdadeira noção do que representa o Círio de Nazaré para o paraense, é necessário ir além das imagens e dos símbolos, é preciso que todos participem do Círio em Belém, para só assim conhecerem o tamanho da fé do paraense em Nossa Senhora de Nazaré ", afirmou o parlamentar, convidando a todos a irem em outubro próximo ao Círio.

Os primeiros mantos brasileiros confeccionados para as procissões era de responsabilidade da Congregação das Filhas de Sant'Ana. Posteriormente, vários devotos passaram a produzir as vestes e a cada ano, famílias e até estilistas famoso de dedicam à produzir um novo manto, substuindo na procissão o manto original, bordado a ouro com pedras preciosas, que há 58 anos ornamenta a imagem.

Um bom público participou da solenidade, que ainda contou com os senadores Gim Argelo (PTB/DF), Flexa Ribeiro (PSDB/PA), os deputados Zenaldo Coutinho (PSDB/PS), Miriquinho Batista (PT/PA) e Lira Maia (PMDB/PA), além de Marcos Maia e Gerson Peres, ex-parlamentares. A exposição que segue até dia 16 próximo, no corredor de acesso ao Plenário, tem a curadoria de Darcilene Batista Costa.

Veja aqui (Facebook) mais fotos da solenidade - http://trunc.it/icjoy

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807


Nenhum comentário: