quinta-feira, 9 de maio de 2013

Polícia Civil do Pará e Enafron traçam diagnóstico sobre tráfico de pessoas

  
Da Agência Pará de Notícias
 
Levantamento feito pela Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) faz diagnóstico do Tráfico de Pessoas nas áreas de fronteira no Brasil. A pesquisa está sendo realizada pelo Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Justiça, em cooperação técnica com o Centro Internacional do Desenvolvimento de Políticas Migratórias (ICMPD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
  
Além da Polícia Civil, representada pela delegada geral adjunta Christiane Ferreira, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Ministério Público Estadual, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o Tribunal de Justiça do Estado, movimentos sociais, entre outros, ajudarão a desenhar a realidade do tráfico de pessoas nas fronteiras.
  
Para o desenvolvimento do trabalho, está em Belém o pesquisador Ricardo de Lacerda Ferreira. Sua missão é levantar dados quantitativos e qualitativos referentes ao tráfico de pessoas, emigração e imigração regular e irregular, contrabando de migrantes e refugiados no estado.
     
Durante a conversa com Ricardo Lacerda, a delegada Christiane Ferreira falou sobre os perfis das vítimas de tráfico de pessoas, as modalidades desse crime, o modus operandi dos agentes criminosos, o levantamento das rotas de tráfico interno e externo no Estado, os pontos de entrada e saída no Estado e demais assuntos referentes à temática. Ricardo Lacerda explica que o levantamento está sendo feito em 11 Estados brasileiros e servirá como base para a avaliação da política de enfrentamento e a futura instalação de bases da Enafron com este propósito.   
  
 


Nenhum comentário: