terça-feira, 28 de maio de 2013

Jordy alerta para ação de "coiotes"

 
Brasília/DF - O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico humano, Arnaldo Jordy (MD/PA), disse nesta terça-feira (28) que vê com preocupação a ação de “coiotes” em solo brasileiro para fins de exploração da mão de obra estrangeira.
 
Foi durante audiência pública com o delegado federal Dennis Cali, responsável pela operação Liberdade, realizada no último dia 15 de maio no Distrito Federal. Na ocasião, a Polícia Federal descobriu um esquema que trouxe cerca de 80 estrangeiros e que foram localizados na cidade de Samambaia, a 35 Km de Brasília.
 
Numa única casa, que mede pouco menos de 50 m2, os policiais encontraram quase trinta pessoas em condições degradantes.
  
“Parece que estamos diante de um mercado aquecido de tráfico internacional de trabalhadores e que está dando certo. Prova disso é o volume de pessoas vindas de países tão distantes como Bangladesh, Paquistão e outros”, destacou o presidente da CPI.
    
Segundo informações repassadas pela Polícia Federal, três rotas foram identificadas para que, principalmente, os bengaleses entrassem de forma irregular no Brasil. A PF também descobriu que três homens de Bangladesh e um da Arábia Saudita são os intermediadores do negócio que rendia entre U$ 1 mil e U$ 1,5 mil por trabalhador traficado. Em 30 dias, o inquérito policial deve ser concluído para ser entregue ao Ministério Público.



Nenhum comentário: