sexta-feira, 17 de maio de 2013

Audiência pública sugere a criação de comissão externa para investigar desmatamentos ilegais na Amazônia

 
Da Assessoria da CMADS
  
Brasília/DF - O procurador da República do MPF do Pará, Daniel Cesar Azeredo Avelino, defendeu em audiência pública realizada na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CMADS nesta semana, a criação de uma comissão externa da Câmara para investigar os desmatamentos ilegais na Amazônia.
   
A sugestão do procurador recebeu o apoio do presidente da CMADS, deputado Penna (PV/SP), e dos deputados Ricardo Tripoli (PSDB/SP) e Arnaldo Jordy (MD/PA). “Gostei muito dessa sugestão de criação da Comissão Externa. Vamos juntos trabalhar para criar essa comitiva, e acredito que a presença física dos deputados pode ajudar bastante”, destacou Penna.
  
Embora os últimos números divulgados pelo INPE indiquem uma queda nos desmatamentos nos meses março/abril em relação aos números do ano passado, é preciso ver que a perda da cobertura florestal na Amazônia ainda assusta: o desmatamento e a degradação de florestas na Amazônia atingiram uma área de quase 175 quilômetros quadrados (km²) nos últimos dois meses. Mato Grosso continua liderando o ranking da derrubada de árvores na região, com 83,57 km² de devastação nos dois meses analisados - respondendo por 47% do total.
  
Para o deputado Arnaldo Jordy, que é vice-presidente da CMADS, a ausência de políticas públicas de desenvolvimento da Amazônia demonstra o descaso com o cenário de uma nova economia superadora da matriz industrial. “Parece que estamos absolutamente divorciados das expectativas do novo cenário mundial. Precisamos urgentemente discutir as mudanças desse modelo”, alertou Jordy.
 
 

Nenhum comentário: