quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Escândalo em Serra Pelada: Jordy exige explicações do ministro de Minas e Energia


Do Portal PPS
Por William Passos

 
Como o ouro escondido sob as terras de Serra Pelada, um episódio ainda não explicado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB/MA), deve ser desenterrado pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA).
  
O parlamentar protocolou, nesta quarta-feira (23), requerimento em que cobra explicações do ministro sobre a denúncia de que o escritório que representa interesses da família Lobão, no Maranhão, constou em uma planilha de pagamentos da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que é sócia da mineradora Colossus na exploração de ouro no garimpo de Serra Pelada, no Pará.
 
Cerca de R$ 200 mil teriam sido repassados ao escritório de José Antonio Almeida no período em que o ministério analisava pedido para liberar a extração mineral na região, conforme revelou, em 2010, o Jornal Estado de S.Paulo. Almeida ou “Almeidinha”, como é conhecido, teria trabalhado na campanha do então candidato ao Senado Edison Lobão. O advogado também teria prestado serviços jurídicos ao filho do ministro, Lobão Filho, que hoje é senador.
 
Com a intervenção judicial decretada contra a Coomigasp no dia 11 de outubro de 2013, o parlamentar do PPS avalia que o ministro Lobão precisa se explicar ao Congresso. De acordo com o processo, a decisão contra a Cooperativa é justificada pela existência de fraudes, além de má gestão e desmandos administrativos por parte das diretorias. O processo tramita em segredo de Justiça.
 
A instituição também é suspeita de manipular em favor da mineradora Colossus um contrato para a exploração de ouro na região. O acordo teria causado prejuízos milionários aos garimpeiros associados.
 
“São denúncias graves e que podem ser a ponta do iceberg dessa promiscuidade existente entre a Cooperativa e a Colossus”, justificou o deputado Arnaldo Jordy.
 
Após ser notificado, o ministro de Minas e Energia tem 30 dias para enviar as respostas à Câmara.
 
 

Nenhum comentário: