terça-feira, 1 de outubro de 2013

CPI exige explicações da OAS e do Aeroporto de Guarulhos sobre tráfico de trabalhadores

  
    
Do Portal PPS
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas decidiu nesta terça-feira (1) enviar pedido de explicações à construtora OAS e à diretoria do GRU Airport – empresa que administra o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
  
Fiscalização do Ministério do Trabalho, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), resgatou, na semana passada, 111 operários em condições análogas à escravidão no terminal aéreo que está sendo ampliado.
  
Os homens foram recrutados em diversos estados do Nordeste e estavam em alojamentos considerados irregulares pelos fiscais. Os nordestinos disseram à imprensa terem sido procurados em suas cidades por pessoas que se diziam estar a serviço da OAS.
  
Para o presidente da Comissão, Arnaldo Jordy (PPS/PA), os esclarecimentos são necessários já que são graves as acusações feitas por trabalhadores que se dizem lesados pela empreiteira. Na sessão da CPI desta terça-feira, foi reapresentada uma reportagem feita pelo programa Conexão Repórter, do SBT, em que os operários nordestinos apontam prepostos da OAS como os responsáveis pelo agenciamento, transporte e hospedagem deles em São Paulo.
  
“O vídeo e as declarações dadas são mais que suficientes para que esta CPI busque a verdade neste episódio que se repete, por isso, a necessidade de ouvir estes empresários”, justificou o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito.
   
Há ainda na CPI dois pedidos de convocação dos responsáveis pela obra de ampliação do aeroporto de Guarulhos, que devem ser votados em breve. Nos requerimentos são solicitadas as oitivas do presidente do GRU Airport – empresa que administra o terminal aéreo, Antonio Miguel; e do presidente da empreiteira OAS, Carlos Eduardo Barreto.
 
 

Nenhum comentário: