quarta-feira, 4 de abril de 2012

Em O Globo, Jordy critica Dilma pela demora na instalação da Comissão da Verdade


Por Evandro Éboli
Agência O Globo
 
BRASÍLIA - Com o discurso de que a presidente Dilma Rousseff está demorando demais para instalar a Comissão da Verdade, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara decidiu criar a sua própria e começou, nesta terça-feira, a ouvir testemunhas daquele período. Neste momento, um antigo militar, que serviu ao Exército na região da Guerrilha do Araguaia, e um mateiro, que teria colaborado com os militares na localização dos guerrilheiros, prestam depoimento a um pequeno grupo de parlamentares. A reunião é fechada. Teria sido um pedido das supostas testemunhas. A decisão de transformar a reunião em secreta, irritou o deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ), um opositor ferrenho da Comissão da Verdade.

- Assim como a outra, esta aqui será uma comissão chapa-branca - disse o parlamentar.

O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) criticou a presidente Dilma pela demora em criar a comissão.

- Lamento que a presidente demore tanto. Já se passaram quatro meses (da sanção da lei que criou a comissão) e até agora os integrantes não foram nomeados. Enquanto isso, vamos fazer nosso trabalho - disse Jordy.

A subcomissão da Comissão da Verdade tem a coordenação da deputada Luiza Erundina (PSB/SP), autora de um projeto que defende a revisão da Lei da Anistia e prevê a punição para os militares que cometeram violações de direitos humanos durante o regime militar.
   
 

Nenhum comentário: