quarta-feira, 25 de abril de 2012

CPI do Tráfico Humano recebe adesão da Polícia Federal

 
 
Brasília/DF - "A Polícia Federal dará apoio às ações da CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara". A afirmação é do deputado Arnaldo Jordy que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar a prática do crime no país. Deputados que compõem a comissão estiveram na tarde desta quarta-feira (25), na sede da Polícia Federal no Distrito Federal, onde foram recebidos em reunião fechada, pelo diretor-geral da instituição, Leandro Daiello Coimbra.

Acompanhado pela deputada e relatora da CPI, Flávia Moraes (PDT/GO) e pelo deputado José Augusto Maia (PTB/PE), Arnaldo Jordy ouviu do titular da PF que o órgão cederá um delegado para acompanhar os trabalhos CPI  - inclusive nas diligências -,  e que será feito levantamento de quais sugestões a Polícia Federal pode dar à comissão, para modificação e melhorias na legislação que trata o tema no país. Também foi repassado aos deputados um conjunto de informações que podem nortear algumas das próximas ações da CPI.
 
Para o parlamentar, a sociedade não tem a devida consciência da escala de gravidade deste tipo de crime, que hoje movimenta cerca de 32 bilhões de dólares no mundo inteiro, onde o Brasil está quinto lugar no ranking dos países onde mais ocorre. "É um crime que está disfarçado em outras modalidades, tais como listas de desaparecidos, mercado ilegal de órgãos, tráfico para exploração sexual de mulheres e adolescentes (pedofilia), trabalho escravo e tantas outras que precisam ser caracterizados como tráfico de pessoas e portanto necessita do tratamento legal correspondente a esta gravidade, que hoje não existe", afirmou Jordy, que cita uma legislação de migração com mais de três décadas de defasagem, apesar de tratatos internacionais, como a Convenção de Palermo da ONU, de 2000.
  
A CPI instalada no início deste mês na Câmara dos Deputados, tem como objetivo conscientizar, debater e propor formas de combate até mesmo novas Leis para a interrupção deste crime, que atinge cerca de 4 milhões de pessoas em todo planeta.
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: