sexta-feira, 13 de abril de 2012

CPIs definem roteiros de trabalho

 
Da Rádio Câmara 
 
Duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) definiram nesta terça-feira seus roteiros de trabalho. Os integrantes da CPI sobre tráfico de pessoas e da CPI da exploração sexual de crianças e adolescentes vão solicitar o apoio de outros órgãos públicos como a Polícia Federal e Ministério Público, além de buscar subsídios sobre os trabalhos já realizados no Parlamento e no Executivo para fundamentar suas investigações e propostas de atuação.
 
A CPI sobre tráfico de pessoas deve começar as diligências pelo estado de Goiás, de onde partiram inúmeras denúncias de sumiço de pessoas que teriam alimentado redes de prostituição. Os parlamentares aprovaram requerimento da relatora da CPI, deputada Flávia Morais (PDT/GO).
 
De acordo com o presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), é preciso propor formas mais eficientes de combate a esse crime e a Justiça precisa ser mais atuante.
 
Jordy disse que o drama dos desaparecidos está oculto por trás de listas e registros de outros crimes. Ele afirmou que há diversas vertentes de investigação: redes de prostituição nacional e internacional, adoções ilegais e tráfico de órgãos, entre outros. "Esse crime envolve redes poderosas e movimenta no mundo hoje algo entre 32 a 35 bilhões de dólares. São quatro milhões de pessoas por ano que são vítimas do tráfico de seres humanos e o Brasil está entre os cinco países com maior incidência desse tipo de crime. A situação é gravíssima e as pessoas não se dão conta."
 
Exploração Sexual
 
Já a CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vai começar ouvindo autoridades federais e estaduais de defesa dos direitos das crianças, dos Direitos Humanos e do turismo, além de entidades nacionais e internacionais que atuam para coibir essa prática.
 
A relatora, deputada Liliam Sá (PSD-RJ), vai solicitar ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos o resultado de investigações que autoridades norte-americanas estariam realizando sobre prostituição infantil no Amazonas. Ela disse que é fundamental saber se os turistas que chegam ao País já compram os pacotes com a perspectiva de fazer turismo sexual.
 
Liliam Sá também pretende discutir com representantes do Superior Tribunal de Justiça a sentença que absolveu do crime de pedofilia um homem acusado de ter relações sexuais com meninas de 12 anos. A justificativa da sentença foi a de que elas já se encontravam em situação de prostituição. "Sabemos que a prostituição é milenar, mas isso não quer dizer que nossas crianças têm de passar por isso e ser exploradas sexualmente"
 
As CPIs também elegeram seus terceiros vice-presidentes. O deputado Asdrubal Bentes (PMDB/PA) vai atuar com pessoas desaparecidas e o deputado Otoniel Lima (PRB/SP) foi eleito na CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 
 
Reportagem - Vania Alves/ Rádio Câmara
Edição – ReginaCéli Assumpção
  

Nenhum comentário: