quarta-feira, 18 de abril de 2012

Comissão Parlamentar da Verdade promoverá debate em Belém

   
Brasília/DF - A Comissão Parlamentar da Memória, Verdade e Justiça da Câmara Federal promoverá audiência em Belém/PA para debater o período da ditadura militar. A proposição é do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) e foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Minoria.
   
O Pará foi palco de embates armados entre o regime militar e grupos contrários, tendo como principal expressão a Guerrilha do Araguaia, que foi um conjunto de operações guerrilheiras ocorridas durante a década de 1970. O movimento foi organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), oriundo de uma cisão no PCB. Os integrantes destes movimento pretendiam combater a ditadura e implementar o comunismo no Brasil, iniciando o movimento pelo campo.

Para o deputado paraense "é importante que os fatos acontecidos neste período de excessão, seja esclarecidos e debatidos pela sociedade, para que, por exemplo, não voltem a acontecer", afirmou.
 
No Pará, os guerrilheiros se estabeleceram em uma região onde os estados de Goiás, Pará e Maranhão faziam fronteira, às margens do rio Araguaia-Tocantins, próximo às cidades de São Geraldo e Marabá, no Pará e de Xambioá, no norte de Goiás (região onde atualmente é o norte do Estado de Tocantins, também denominada como Bico do Papagaio). Vários enfrentamentos ocorreram de 1972 a janeiro de 1975, quando as operações foram consideradas oficialmente encerradas com a morte ou detenção da maioria dos guerrilheiros. Muitos dos corpos dos combatentes não foram localizados até hoje.
 
Estas e outras ações serão debatidas pela Comissão estão previstas no requerimento aprovado, além a instalação de uma versão da Comissão no Estado. A audiência, que acontecerá na capital paraense, ainda não teve sua data definida.
 
Quando e quem
   
O Deputado Jordy também é o autor de um requerimento protocolado na presidência da Câmara, direcionado à ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann, onde solicita informações acerca de quando serão indicados os 7 membros que comporão a comissão da Verdade, instituida pela Lei n. 12.528 de 11 de novembro de 2011. O requerimento ainda questiona quais serão os critérios utilizados para indicação dos componentes da Comissão, bem como se haverá paridade de gênero nas indicações.
 
Consta do artigo 11 da Lei de criação da Comissão da Verdade, que a mesma terá dois anos de prazo, contados a partir da data de instalação, para a conclusão dos trabalhos.
 

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: