sexta-feira, 27 de março de 2015

Jordy debate na Frente Parlamentar Ambientalista desmatamento na Amazônia

  
 
Brasília/DF – A Frente Parlamentar Ambientalista realizou audiência nesta quarta-feira (25) para discutir o desmatamento na Amazônia. O evento contou com participação de entidades e órgãos ambientalistas, tais como WWF Brasil, SOS Mata Atlântica, Rede Cerrado, Mais Cerrado, Greenpeace, ISA-Instituto Sócio Ambiental, TNC, SOS Green, UNB, Ecodata, IPHAN, Imazon, entre outros. Órgãos governamentais como Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, Ibama, Secretária de Meio Ambiente do DF, Procuradoria Geral da República, Ecocâmara, também se fizeram presentes, além da participação de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
   
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) compôs a mesa de debates ao lado de parlamentares e de Paulo Barreto, do Imazon, Anselmo Cordeiro, Procurador da República no Distrito Federal e Jean Timmers, Superintendente de Políticas Públicas da WWF Brasil.
   
O parlamentar paraense, em sua fala, disse que é importante discutir e sensibilizar todas as instâncias governamentais para os riscos do desmatamento da região Amazônica, dona de um dos maiores e mais ricos biomas do planeta. ”Estamos falando da maior bioversidade do mundo, e creio que podemos, com estudos e debates como este, propor soluções no sentido de conter a devastação ilegal, que é recorrente em toda Amazônia”, afirmou Jordy.
   
De acordo com o boletim do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), foram detectados 288 km2 de desmatamento na região em janeiro de 2015, um aumento de 169% em relação ao mesmo período do ano passado, quando este número foi de 107 km2. 
   
Em sete meses (agosto de 2014 e fevereiro de 2015), foram derrubados 1.700 quilômetros quadrados de floresta nativa. A área desmatada é maior que a cidade de São Paulo.
   
Os estados do Mato Grosso (75%) e Pará (20%) são os que apresentam maiores áreas de derrubada de florestas para uso do solo em outras atividades (também conhecido como corte raso). Os municípios mais desmatados foram: Feliz Natal (MT) e Altamira (PA) - Altamira é onde está sendo construída a Usina de Belo Monte.
    
Hora do Planeta 
    
Os parlamentares da Frente Parlamentar Ambientalista assinaram na audiência, o termo de adesão ao movimento a Hora do Planeta 2015. Em sua 7ª edição, a campanha do WWF Internacional propõe que as luzes dos principais monumentos das capitais sejam apagadas e que as pessoas também desliguem as luzes de casa por uma hora, entre as 20h30 e 21h30 neste sábado, 28 de março.
   
O WWF divulgou um filme sobre a Hora do Planeta 2015, em que aparecem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, e os atores Mark Ruffalo e Emma Thompson. No ano passado, 144 municípios brasileiros participaram da Hora do Planeta. Durante uma hora, 627 monumentos ficaram no escuro, entre eles, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Monumento às Bandeiras, em São Paulo e, em Brasília, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
   
No mundo todo, a estimativa do WWF é que mais de um bilhão de pessoas se juntam à iniciativa todos os anos. São sete mil cidades, em 162 países, unidas pela mesma causa: o clima do Planeta. Saiba mais www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta
   
   
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-780
  
  

Nenhum comentário: