sexta-feira, 7 de setembro de 2012

6 de setembro: Dia Estadual do Choro

   
 
O Choro chegou ao Pará pelas rádios, que reproduziam os famosos chorões do Rio de Janeiro, com destaque às músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Lupércio Miranda e Joel Nascimento.
 
O Dia Nacional do Choro é comemorado na data de 23 de abril, mas aqui no Pará a data escolhida para homenagear esse gênero musical foi o 6 de setembro, dia em que o músico Aldemir Ferreira da Silva fundou, em 1979, em Belém, a Casa do Choro, localizada na travessa José Honório dos Santos, no bairro do Jurunas.
 
A vontade de Aldemir implantar uma Casa do Choro, em Belém, surgiu em 1970, quando tentou criar um movimento em apoio a esse gênero musical. Mesmo não tendo conseguido à época alcançar o seu objetivo, persistiu no seu ideal, sendo que no dia 06 de setembro de 1979 inaugurou a Casa do Choro. No mesmo evento, foi criado também o Grupo "Gente do Choro", que se apresenta até hoje no Bar do Gilson, ponto de referência dos músicos e dos admiradores do gênero.
 
Aldemir morreu em 1983, em Santarém, quando viabilizava a apresentação do seu grupo naquela cidade, mas segundo Jordy, o seu “ideal germinou em solo fértil e hoje Belém é uma das referências nacionais do Choro, daí porque lhe rendemos essa homenagem”, disse Arnaldo Jordy.
 
 

Nenhum comentário: