terça-feira, 15 de maio de 2012

Itamaraty garante apoio à CPI do Tráfico de Pessoas

    

Brasília-DF - Deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas foram recebidos em audiência pelo Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, nesta terça-feira (15). Os parlamentares foram informar ao chanceler as ações que estão sendo tomadas pela CPI e pleitear o suporte do ministério nas investigações e informações deste crime, considerado transnacional.

"O mercado de pessoas é camuflado da maior parte da sociedade, e vem a tona por vezes em escolinhas de futebol, no agenciamento de modelos ou promessas de trabalhos em lojas no exterior, por exemplo", afirmou o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), que preside a CPI. Para o parlamentar, os trabalhos da comissão só lograrão êxito com a parceria institucional com ministérios, como o de Relações Exteriores, que possui experiência e informações estratégicas das quadrilhas que atuam fora do país.

Para a relatora da CPI, deputada Flávia Moraes (PDT/GO), um dos principais pontos para o enfrentamento do tráfico de pessoas passa pelo aperfeiçoamento jurídico da legislação brasileira, além de políticas intersetorias e do amadurecendo de articulações entre os organismos do Estado que podem dar combate a este crime hediondo, que afeta anualmente cerca de 4 milhões de pessoas e movimenta mais de 30 bilhões de dólares no mundo.

O Ministro Antônio Patriota garantiu o apoio do ministério aos trabalhos da Comissão e sugeriu a parceria com órgãos da ONU, como a ONU Mulheres, já que a grande maioria das vítimas deste crime é do sexo feminino. "O Itamaraty pode contribuir com informações importantes, já que conhece o problema na outra ponta, dando suporte a vítimas brasileiras em várias partes do mundo", garantiu o ministro.

Segundo Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, da Divisão de Assistência Consular do Itamaraty, uma cartilha de orientação e prevenção será lançada nas próximas semanas, voltada para jogadores de futebol, modelos, professores de capoeira e churrasqueiros, identificados pelo departamento como as categorias mais vulneráveis no exterior. Para sua divulgação foi fechada parceria com a Confederação Brasileira de Futebol - CBF e com a Ford Models, uma das maiores do mundo.

Foi discutida na reunião a promoção de seminário internacional sobre o tema, envolvendo diversos órgãos governamentais e da sociedade. A Comissão já conta com o apoio nas investigações do Sistema Brasileiro de Inteligência, ligado à presidência da República, da Secretaria de Direitos Humanos, da Polícia Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil.

A CPI instalada no mês passado na Câmara dos Deputados, tem como objetivo conscientizar, debater e propor formas de combate até mesmo novas Leis para a interrupção deste crime. Na próxima semana a Comissão se reunirá com os 15 núcleos estaduais de enfrentamento de tráfico de pessoas.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
  

Nenhum comentário: