quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Jordy pede convocação de Palocci e Erenice Guerra na CPI do BNDES

 
  
Do Portal PPS
     
Vice-líder do PPS na Câmara, o deputado Arnaldo Jordy (PA) entrou nesta terça-feira (3), na CPI do BNDES, com requerimentos de convocação dos ex-ministros Antônio Palocci e Erenice Guerra.
    
De acordo com reportagem publicada pela Revista Época, no último fim-de-semana, Palocci e Guerra fizeram transações bancárias suspeitas que totalizam R$ 242 milhões. As informações fazem parte de um relatório do Coaf – Conselho de Controle de Atividades Financeiras – e mostram operações de entrada e saída de dinheiro em contas pessoais e de empresas ligadas aos ex-ministros. Palocci fez a maior movimentação: cerca de R$ 215 milhões. O petista foi ministro da Casa Civil e da Fazenda nos governos Lula/Dilma.
  
A revista informa que os dados do Coaf foram remetidos à CPI do BNDES.
  
“As operações financeiras envolvendo Palocci foram enquadradas pelo Coaf como movimentação de recursos incompatível com o patrimônio, a atividade econômica ou ocupação profissional e a capacidade financeira do cliente. Em vista do exposto, entendemos indispensável a oitiva do ex-ministro”, justifica Jordy em um dos trechos do pedido de oitiva.
  
Entre as consultorias prestadas por Antônio Palocci estão grandes tomadores de empréstimo do BNDES como o frigorífico JBS/Friboi e a revendedora de veículos CAOA.
  
Palocci também foi coordenador da campanha presidencial de Dilma Rousseff. Ele é uma das 50 pessoas contra as quais o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, determinou a abertura de apuração criminal em razão de citações feitas pelos delatores da Lava Jato de que o petista recebeu dinheiro sujo do esquema de corrupção da Petrobras para o pleito eleitoral.
  
  
Foto: Robson Gonçalves
  
  

Nenhum comentário: