quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A partir de requerimento de Jordy, CPI do BNDES convoca Bumlai, amigo de Lula

  
   
Do Portal PPS
  
A CPI do BNDES aprovou nesta quinta-feira (12) a convocação do empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula para prestar esclarecimentos sobre denúncia de tráfico de influência para beneficiar empresas que tomaram empréstimos do banco de fomento. O requerimento é de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA).
  
Bumlai também é alvo da Lava Jato. Foi apontado pelo delator Fernando Soares como alguém que intermediou encontros entre representantes da Sette Brasil e o presidente Lula para favorecer negócios da empreiteira que está envolvida no esquema de desvios de recursos da Petrobras.
  
A convocação de Bumlai foi aprovada por 13 votos favoráveis e três contrários. O governo tentou evitar a aprovação do pedido, mas foi derrotado pelo plenário da CPI.
  
“A vinculação do senhor Bumlai às questões relativas a empréstimo irregular ao que parece não se resume a contrato envolvendo o nome do BNDES, mas também a outros fatos que foram destaque na mídia nacional. A CPI avançará bastante se conseguir esclarecer boa parte das denúncias que fartamente circulam nos veículos de comunicação”, disse o deputado.
  
A CPI do BNDES também aprovou a convocação de Pedro Barusco, um dos delatores da Operação Lava-Jato, que esteve na direção da Sete Brasil, formada para fornecer sondas de exploração para a Petrobras e que conta com empréstimos do banco.
  
  
Foto: Robson Gonçalves
  


Nenhum comentário: