quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Questões amazônicas serão discutidas em seminário em Brasília

O plenário da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, aprovou na manhã desta quarta-feira (24), dois requerimentos do deputado paraense Arnaldo Jordy (PPS), que propõem um seminário para debater os desafios para o desenvolvimento amazônico e uma mesa redonda no município de Barcarena, para discutir os impactos causados ao meio ambiente por mineradoras instaladas na região.

Subscrita por mais seis parlamentares, a proposta de se debater em Brasília/DF, através de um seminário com a participação de governadores, parlamentares, reitores e representantes de agências de fomento, tanto da região amazônica, quanto de outras regiões do país, como a Sudam e o Basa.

Para o deputado proponente, a idéia de se debater a Amazônia em Brasília, é a de externar na capital do país, o esgaçamento social que vive a população amazônica, que sempre sobreviveu à margem do desenvolvimento nacional, servindo tão somente como almoxarifado da federação. "É preciso discutir o pacto federativo imposto à esta população, que sofre com o isolamento e a falta de investimentos que são escancarados através dos baixíssimos indicadores sociais", reforçou o parlamentar.

Meio ambiente

Uma Mesa Redonda está prevista para ser realizada em 9 de setembro em Barcarena, no Pará, onde devem participar entidades de defesa do meio ambiente, representantes de empresas mineradoras do pólo industrial de Barcarena, como Albrás e Alunorte, representantes dos ministérios público federal e estadual, além de representantes do governo estadual e federal, responsáveis pela fiscalização ambiental. O objetivo da audiência é o de debater a poluição ambiental causada pelas indústrias presentes na região, que comprometem a biodiversidade e a população local, através da contaminação do solo e principalmente das nascentes e dos rios, atingidos por vazamentos ou quebra de barragens de rejeitos industriais.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807


Nenhum comentário: