segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Deputado quer apurar denúncias de assassinatos de índios no Acre

O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias - CDHM, da Câmara dos Deputados, deu entrada na última semana, em requerimento no intuito de debater denúncias de que índios da região de fronteira do Brasil no Acre, estariam sendo assassinados por grupos paramilitares oriundos do vizinho Peru.

A solicitação prevê a participação conjunta da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, e envolve informações veiculadas tanto na imprensa quanto em blogs e sites na Internet, sobre "correrias" que estão sendo realizadas por grupos armados peruanos ligados ao narcotráfico, que invadem o território nacional com objetivo de exterminar índios isolados que habitam na região fronteiriça entre o Acre e o Peru.

As chamadas "correrias" são a matança organizada de índios isolados, isto é, que ainda não tiveram o contato com a civilização. Para o parlamentar paraense as denúncias são graves e além de apontar o assassínio de indígenas, também revela a invasão criminosa do território nacional, cujas fronteiras estão sob a proteção das forças armadas.

Para a audiência pública, cuja data ainda não foi definida, serão convidados o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e Celso Amorim, Ministro da Defesa.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807

Nenhum comentário: