quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jordy: pelo fim do voto secreto na Câmara


Com a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN/DF) do processo de cassação, volta à cena a polêmica do voto secreto, o que pode ter contribuido para que a deputada, flagrada em vídeo recebendo dinheiro ilegal ha 5 anos, no escândalo denominado Mensalão dos Democratas. 266 parlamentares foram favoráveis ao arquivamento do processo, fazendo com que a opinião pública se revoltasse contra a decisão, ocorrida na noite desta terça-feira (30).

Para o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), cuja bancada, em forma de protesto se declarou a favor da cassação, bem como para que os votos fossem públicos, o voto secreto é uma aberração no estado democrático, um estratagema dos que querem se esconder da opinião dos eleitores. "Eu e toda bancada do PPS fizemos questão de declarar nossa posição. Já na Assembléia Legislativa de meu Estado, eu já defendia o voto público, como forma da população saber o posicionamento dos parlamentares", reafirma Jordy.

PEC do Voto Secreto

Uma emenda constitucional que acaba com o voto secreto no Congresso Nacional está engavetada há cinco anos. Ela foi apresentada em 2001. Em 2006, chegou a ser aprovada na Câmara em primeiro turno. No entanto, devido ao caso do mensalão, a emenda não foi votada em segundo turno.

Dos 15 deputados processados por quebra de decoro parlamentar no esquema de corrupção, apenas três foram cassados no plenário, onde o voto é secreto.

O fim do voto secreto é uma das prioridades do PPS na Câmara. No início do mês, o partido sugeriu ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS), que inclua na pauta de votação do plenário a PEC 349/01, que torna transparentes todas as votações Câmara e do Senado. Ela já foi aprovada em primeiro turno na Casa e, sendo referendada em segunda votação, evitaria, por exemplo, o que aconteceu na noite desta terça-feira.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807

Com informações do Portal PPS

 

Nenhum comentário: