quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Câmara aprova debate sobre poluição ambiental no Pará, a pedido de Jordy

 
Do Portal PPS
Por William Passos
 
BRASÍLIA - Foi aprovado nesta quarta-feira (24), na Comissão da Amazônia, requerimento para a realização de mesa redonda com o objetivo de discutir medidas contra a poluição ambiental que tem prejudicado a população de Barcarena, localizada a nordeste do Pará. A proposta foi apresentada pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).



Jordy: preocupação com rejeitos
químicos de minérios
Foto: Leonardo Prado/Ag.Câmara
 
A região, segundo o parlamentar, vem sofrendo com os efeitos da exploração de minério. Jordy alega que, além do vazamento de rejeitos químicos para rios, o município tem sido atingido por fuligem expelida por indústrias grandes como a Companhia Vale do Rio Doce.
 
O deputado relata que em 2009, após um temporal, houve vazamento de uma substância conhecida como “lama vermelha” (altamente cáustica e que contém metais como alumínio, ferro, sódio e titânio). O resíduo é usado no beneficiamento da bauxita, que estava armazenada em uma bacia de contenção de rejeitos de uma das empresas.

“Tal incidente causou danos ambientais imensuráveis à região, com modificação drástica das características físico-químicas e microbiológicas do rio. Além da morte de várias espécies de peixes, atingiu água de poços e lençol freático, bem como outros rios utilizados na captação de água para abastecimento da cidade”, observa Jordy.

Para discutir o grave problema, o deputado paraense convidou representantes do Ibama, do Ministério Público local e federal, das empresas responsáveis pelo dano ambiental, além do presidente da Comissão Organizadora em defesa do Meio Ambiente de Barcarena (CODEMAB), Jorge Paulo Vieira Feitosa.

A data do encontro ainda não foi marcada.


Nenhum comentário: