quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Morte de índios: PPS convoca ministros

 
Foi protocolado nesta quarta-feira (10) requerimento, assinado pelo deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), que solicita a realização de audiência pública destinada a discutir as denúncias sobre assassinatos de índios na região de fronteira entre o Brasil e o Peru.
 
No documento, o parlamentar pede o comparecimento dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso, e da Defesa, Celso Amorim. A preocupação é com uma possível matança dos índios brasileiros que vivem em áreas isoladas do Acre e que estaria sendo praticada por grupos paramilitares peruanos.
 
Jordy alega que o Acre abriga a maior população indígena em isolamento na Amazônia. Uma das tribos foi descoberta em 2008, quando funcionários da Fundação Nacional do Índio sobrevoaram a área. A imagem que mais chama a atenção deste distante encontro é a de dois índios apontando suas flechas para o avião da Funai.
 
“Estes povos são vistos como obstáculos da exploração pelos seringalistas e caucheiros (exploradores de caucho - arvore da qual se extraí um látex parecido com o da seringueira). Eles começaram a serem dizimados através das chamadas 'correrias'. Os índios sobreviventes fugiram para as zonas mais inacessíveis da mata, mas temos notícias da imprensa brasileira de que  a matança continua”, observa o deputado paraense, no documento.
 
Ameaças constantes
 
O parlamentar se baseia ainda nas denúncias de que, no mês passado, um grupo armado de aproximadamente 40 pessoas vindas do Peru teria invadido a Base de Vigilância Xinane, da Frente de Proteção Etonoambiental Envira, da Fundação Nacional do Índio (Funai).
 
A equipe que atua na Base é responsável por garantir a proteção territorial dos grupos de índios isolados que vivem na região do Acre fronteiriça com o território peruano.
 
A invasão foi alertada via rádio, no dia 11 do mesmo mês, por indígenas do povo Ashaninka que mora na aldeia Simpatia, localizada três horas de barco da Base. E, segundo relatos, a Polícia Federal só compareceu ao local uma semana depois.


Do Portal PPS

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy

jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 




Nenhum comentário: