quarta-feira, 17 de maio de 2017

Energias renováveis: Jordy pede projeto nacional para o setor

    

O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) participou nesta quarta-feira (17) de debate no Congresso Internacional de Energias Renováveis e Sustentabilidade – CIERS, realizado em Brasília/DF e voltado para o debate da atual realidade do tema no país e mundo.

Em sua participação, Jordy afirmou que falta ao país um projeto definido para a evolução do setor, apresentando uma realidade divorciada da necessidade por novas fontes alternativas de geração energética. Segundo o parlamentar, “há um crescimento menor do que o esperado para o segmento, o que deveria compensar a evolução de nossa matriz energética, hoje baseada em fontes hidráulica e em derivados fósseis”.

Jordy afirmou que o modelo nacional de geração de energia baseado em hidrelétricas é ultrapassado, e como exemplo citou a tragédia premeditada e anunciada que foi a construção de Belo Monte, no Pará, “que a um custo de dezenas de bilhões de reais, que deixou como herança à população indicadores sociais trágicos, como 25 mil pessoas deslocadas de suas áreas originais sem a devido atenção e recursos, somado a um custo ambiental e humano incalculável”. 

O deputado paraense lamentou a ausência de um projeto governamental para a área, e que no Congresso, há vários projetos em tramitação que buscam incentivar a geração de energias de fontes alternativas, existindo, porém, a necessidade da superação de paradigmas e do lobby das grandes empresas já presentes no mercado.

Incentivos

Líder do PPS, Jordy é autor de dois projetos tramitando no Congresso Nacional voltado para o tema. Um que permitirá ao trabalhador usar recursos da conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a instalação de sistemas de mini ou micro geração de energia, a partir do aproveitamento da luz solar, e outro que isenta do imposto sobre importação, equipamentos e componentes de geração de energia solar. 

Participaram ainda do debate, Carlos Roberto Augusto, professor de engenharia ambiental e civil da Universidade Católica de Brasília - UCB, e Rafael Amaral Shayani, professor de engenharia elétrica e membro do Laboratório de Fontes Renováveis de Energia da Universidade de Brasília – UNB.

Para maiores informações sobre o CIERS - http://ciers.org.br
  
  
Por: Assessoria Parlamentar
  
  

Nenhum comentário: