terça-feira, 26 de março de 2013

No Pará, Jordy debate política estadual para meio ambiente

   
 
Da Assessoria Parlamentar
   
A convite da Secretaria de Estado e Meio Ambiente do Pará – SEMA, o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) participou na manhã desta terça-feira (26) do Seminário sobre Política de Educação Ambiental no Pará, onde explanou sobre o marco da construção de uma política estadual ambiental que atenda os aspectos educacionais e econômicos do setor. Para o parlamentar, “esse debate tem que estar na sala de aula, entre as entidades e órgãos, de forma a contaminar a sociedade, pois ninguém se mobiliza pelo que não tem consciência”, explicou Jordy.
 
Na ocasião, o parlamentar que é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, criticou a atual situação do Estado, uma vez que o Pará é detentor de um dos maiores bancos de ativos ambientais do mundo, mas ainda não possui uma política pública específica para a área: “gerir uma política ambiental no Pará é um desafio que precisa ser dados pelas estruturas maiores de Estado, pois criar uma política estadual de educação ambiental é um desafio estrutural para o nosso desenvolvimento”, declarou o parlamentar.
 
Segundo Jordy, o Pará tem uma lei de educação ambiental, porém defasada. Foi no intuito de superar esse percalço que em 2006, ainda como deputado estadual, Arnaldo Jordy chegou a apresentar na Assembléia Legislativa o primeiro projeto de lei de educação ambiental do Pará, que visava promover nos cidadãos uma mentalidade sustentável, além de incluir a dimensão ambiental nos currículos escolares; mas, quase sete anos depois, o estado do Pará continua sem nenhum instrumento jurídico para amparar as atividades do setor ambiental.
 
A relação “vampiresca” (como chamou Jordy) de ganhos versus passivos ambientais e humanos causados pelas empresas mineradoras no Pará também foi um dos aspectos abordados, uma vez que estas organizações não chegam a pagar nem 1% das multas, que chegam a somar mais de onze milhões de reais devido às irregularidades ambientais geradas pelo setor. Mais um fato que revela a urgência em aprovar uma política estadual voltada às questões ambientais.
 
 

Nenhum comentário: