segunda-feira, 18 de junho de 2012

A pedido do PPS, Câmara discute situação de haitianos no Brasil

 
Do Portal PPS
Por
William Passos
 
Em reunião conjunta, a Comissão de Relações Exteriores e a de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados realizarão na próxima quarta-feira (20) audiência pública para discutir questões ligadas ao refúgio, tráfico de pessoas e a situação dos haitianos no Brasil. Requerimentos foram apresentados pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA) e Dimas Ramalho (PPS/SP).
 
Segundo relato de Jordy, o início da imigração dos haitianos para o território brasileiro deu-se após o terremoto que atingiu aquele país, em 12 de janeiro de 2010. “Estima-se que vieram para o Brasil cerca de quatro mil haitianos, em um ano. Alguns gastaram, conforme informações veiculadas pela imprensa, mais de quatro mil dólares com coiotes e chegaram ao Brasil em situação de vulnerabilidade social, sanitária e de saúde”, alerta o deputado paraense.
 
Devem participar dos debates na Câmara os ministros da Defesa, Celso Amorim, e representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “A questão é internacional, mas também de direitos humanos, a situação dos haitianos deve ser examinada em todos os aspectos, especialmente o da responsabilidade das esferas do governo”, argumenta Dimas Ramalho, o outro proponente da audiência pública.
 
Os parlamentares levantam ainda uma outra situação: a de que os estrangeiros estariam sendo contratados ilegalmente por grandes empresas, em condições de trabalho escravo, como ocorreu recentemente com a marca espanhola Zara, em São Paulo.
 
Também foram convidados para o encontro Joelson Costa Dias e Michelle Geraldi, que têm livros que abordam o tráfico de pessoas. A audiência pública será realizada no plenário 9 da Câmara, a partir das 14 horas.
 
 

Nenhum comentário: