quarta-feira, 13 de junho de 2012

CPI debate tráfico de adolescente no futebol

 
Do Portal PPS
Por
William Passos  
 
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de pessoas no Brasil aprovou nesta terça-feira convite, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), para ouvir a chefe da Unidade de Repressão ao Tráfico de Pessoas da PF (Polícia Federal), Vanessa Gonçalves Leite de Souza.
  
Os membros da comissão querem saber da PF detalhes sobre o aliciamento de jovens brasileiros que vão para o exterior tentar a carreira de jogador de futebol, mas que têm se tornado presas fáceis dos traficantes de pessoas.
   
Segundo informações da CPI, a polícia brasileira abriu 120 casos entre 2010 e 2011. Na mesma audiência, serão ouvidos representantes da Secretaria Nacional de Justiça e do Ministério Público. Segundo as autoridades, as denúncias são de que os garotos recebiam promessas de entrarem em categorias de base do futebol para, depois, conseguirem contratos rentáveis com grandes clubes desportivos.
 
Pedofilia 
 
A CPI do Tráfico de Pessoas também aprovou requerimento para ouvir a Irmã Henriqueta Cavalcante, que é coordenadora da Comissão de Justiça e Paz da CNBB (Confederação Nacional do Bispos do Brasil) na região Norte.
 
Irmã Henriqueta contribuiu para os trabalhos da CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa do Pará e, a partir desta atuação, tem sido jurada de morte.
 
Arnaldo Jordy relaciona vários casos de exploração sexual juvenil com o tráfico de crianças e adolescentes. Segundo dados citados no requerimento, entre 2004 e 2008, foram registrados 3.558 casos de pedofilia no estado do Pará, sendo 3.057 contra meninas e 501 contra meninos. Desse total, 688 crimes tiveram como vítimas crianças com menos de cinco anos de idade.

A CPI ainda não marcou a data das duas audiências públicas que serão realizadas em Brasília.
 
 

Nenhum comentário: