quarta-feira, 20 de junho de 2012

Deputados do PPS participam de debates da Rio+20

 
   
Do Portal PPS

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), e o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e integrante do Núcleo de Sustentabilidade do PPS, estão participando nesta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, do "Climate Change and Sustainability Day" (Dia das Mudanças Climáticas e Sustentabilidade), encontro organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no âmbito da Rio+20.

O evento foi aberto logo pela manhã pelo presidente do BID, o diplomata colombiano Luis Alberto Moreno e tem como palestrantes Andrew Steer, Conselheiro Especial para Mudanças Climáticas do Banco Mundial, Stewart Stevenson, Ministro do Meio Ambiente e Mudança Climática da Escócia e Jeffrey Sachs, Diretor do Earth Institute, da Columbia University.

Os dois também participam de eventos sobre acesso sustentável à energia e no "Financiamento do Desenvolvimento Sustentável". Neste último, entre os debatedores estarão Debora Wetzel, do Bird, e Karl-Heinz Stecher, do Banco Alemão de Desenvolvimento.

Segundo Rubens Bueno, a conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável tem duplo desafio para a gestão pública: não apenas o do compromisso global com o meio ambiente, mas também o do treinamento e capacitação dos gestores públicos das cidades de pequeno e médio portes.

"Durante a realização dos cursos de formação política para pré-candidatos do PPS às eleições de outubro no Paraná, fizemos questão de chamar especialistas a fim de que, no âmbito desta capacitação, nossos candidatos possam ter um importante diferencial propositivo: o de agir para valer quanto à formulação de políticas locais de sustentabilidade que estão sob exame agora no Rio", lembrou o líder.

Já o deputado Arnaldo Jordy defende a criação de uma taxa mundial para a preservação do meio ambiente, medida citada apenas genericamente, sem definição de metas e valores, no texto final da Rio+20 aprovado ontem. "Acho que é um caminho, ou seja, os países mais ricos têm que ter uma contribuição de financiamento destes processos até porque as nações mais ricas, em geral, são as mais poluidoras", defendeu o parlamentar.
 
Rio+20 
 
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começou no último dia 13 e vai até 22 de junho no Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza ; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
 
 

Nenhum comentário: