sexta-feira, 22 de junho de 2012

Empresas que fraudaram licitação no RJ celebraram contratos com diversos órgãos federais

 
Do Portal PPS
  
As empresas Locanty Comércio e Serviços, Toesa Service S/A, Rufolo Serviços Técnicos e Construções e Bella Vista Refeições Industriais, flagradas pelo Programa Fantástico, da Rede Globo, tentando fraudar licitações de um instituto ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fecharam contratos com inúmeros órgãos da Administração Pública Federal entre os anos de 1999 e 2011.
  
É o que aponta levantamento realizado pelo Partido Popular Socialista, com base em informações recebidas pelo deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), que é vice-líder do PPS na Casa. Os dados (confira aqui) foram enviados pela Controladoria Geral da União (CGU) ao parlamentar em resposta a um requerimento de informação protocolado pelo deputado e que chegou esta semana.
 
Constam na lista das instituições federais contratantes das empresas, que respondem na Justiça por terem sido flagradas oferecendo suborno para conseguir vender produtos e serviços à UFRJ, em março deste ano, o Departamento da Polícia Federal no Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal e a Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro.
 
Os hospitais federais sediados em território fluminense estão entre os órgãos federais que se destacam na aquisição dos serviços oferecidos pela Locanty, Toesa, Rufolo e Bella Vista nos últimos doze anos. Estas empresas atuam nos segmentos de coleta de lixo, produtos alimentícios, construções e reformas.
 
Inclusive, a CGU confirmou que houve contratação e fiscalização das referidas empresas pelos hospitais federais Miguel Pereira, Cardoso Fontes, do Andaraí, da Lagoa, dos Servidores do Estado e de Bonsucesso.
 
Com base em dados conseguidos por meio do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais do Governo Federal, somente a Universidade Federal do Rio de Janeiro fechou contratos que somam mais de R$ 30 milhões. As empresas que ganharam estas “concorrências” são a Toesa e a Locanty.
 
Auditorias
 
A Controladoria Geral da União informa no documento repassado ao deputado Arnaldo Jordy que vários contratos firmados com estes empresários são alvo de auditoria do órgão.
 
“Talvez tenhamos aqui a ponta do iceberg de um megaesquema operado por estas empresas que conseguiram se notabilizar por ‘vencer’ um quantitativo enorme de licitações com órgãos federais em quase uma década e meia, apenas no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Arnaldo Jordy, que pretende chamar a atenção do Congresso Nacional sobre este caso.
 
Ainda segundo informa o documento, assinado pelo ministro Jorge Hage, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem cinco contratos firmados com a Toesa, Rufolo e Bella Vista que são alvo de fiscalização da CGU. As licitações com estas empresas foram realizadas nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2011.
 
A Controladoria Geral da União atesta ainda que o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, ligado à UFRJ, que colaborou para desmontar o esquema de “cartas marcadas” em processos licitatórios, não chegou a fechar nenhum contrato com as empresas acusadas.
 
 

Nenhum comentário: