terça-feira, 6 de março de 2012

Frente Ambientalista lança grupo de trabalho sobre ecossistemas marinhos

   
   
Brasília/DF - A Frente Parlamentar Ambientalista promoveu na manhã desta terça-feira (6), o lançamento de um grupo de trabalho sobre zona costeira e ecossistemas marinhos (GT-Mar). O grupo será liderado pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA), Dr. Aluizio (PV/RJ) e Márcio Macêdo (PT/SE).

Segundo o coordenador da frente, deputado Sarney Filho (PV/MA), o objetivo do grupo é de promover o diálogo entre o Legislativo, o Executivo, o setor privado, a academia, as organizações ambientalistas e os movimentos sociais para aprimorar a legislação, a gestão e a proteção.

O GT Mar também pretende melhorar a qualidade de vida das comunidades que vivem da pesca, do extrativismo marinho e outras atividades socioeconômicas e culturais associadas à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais dessas regiões. O grupo está sendo lançado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Para o deputado federal Arnaldo Jordy, um dos coordenadores do GT Mar, a baixa produção pesqueira do país, em comparação com outros paises, é fruto de um desconhecimento do potencial do setor, carente de pesquisa e investimentos. "A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), dirigida pelo brasileiro Jose Graziano da Silva, já pediu ao país que aumente sua produção de alimentos, e o setor pesqueiro pode colaborar enormemente com este esforço", afirmou o parlamentar, que elogiou a iniciativa de criação do GT-Mar. O evento contou ainda com a presença de educadores, jornalistas, representantes de ONGs ambientalistas, além de vários parlamentares.

Presidência da Câmara

Os membros da Frente Parlamentar Ambientalista, juntamente com representantes de ONGs e de trabalhadores de pesca artesanal de 19 estados, estiveram em audiência nesta tarde com o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia. Dentre uma série de reivindicações entregues ao presidente, a principal é que se retire do Código Florestal, que será novamente votado na Câmara, a emenda que trata dos manguezais, adicionada na votação no Senado.

Os trabalhadores tem a certeza de que esta modificação no Código Florestal colocará em risco todo um ecossistema dependente do mangue e o trabalho de milhares de pessoas, principalmente mulheres, em detrimento da carcinicultura, que é a criação industrial de camarões. "A pesca artesanal depende diretamente dos manguezais, é mais que um trabalho para estas pessoas, é a preservação de um meio-ambiente e uma cultura que está em risco", afirmou um representante dos trabalhadores.
 
Esplanada
Nesta quarta-feira (7), trabalhadores ligados ao setor pesqueiro e oriundos de vários Estados do país, se concentrarão na Catedral de Brasília, de onde seguirão até a Câmara dos Deputados, onde discutirão uma série de reivindicações com membros da Frente Ambientalista.
   
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807

Nenhum comentário: