quarta-feira, 14 de março de 2012

Direitos Humanos aprova moção contra massacre na Síria

Brasília/DF - A Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara dos Deputados, aprovou na tarde desta quarta-feira (14) uma moção de repúdio ao acontecimentos na Síria, onde o governo do presidente Bashar al Assad, com a intenção de reprimir os protestos de luta por democracia, tem assassinado a população civil. A moção foi proposta pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA).

As manifestações a favor da implantação de um regime democrátivo no pais já duram cerca de 11 meses, e acontecem na esteira de revoluções em países do mundo árabe, na chamada Primavera Árabe.
 
O números de mortos dos conflitos entre manifestantes e o governo atinge a casa dos 7,5 mil. Entretanto, no dia 11 de março novo massacre, com a matança de 16 pessoas, incluindo 6 crianças que tiveram seus rostos desfigurados, em Homs, cidade no centro-oeste da Síria, que nos demonstram que o desrespeito aos direitos humanos chegarama níveis inimagináveis.

Para o deputado paraense, o mundo precisa mandar uma mensagem clara e unida sobre esse massacre sistemático de populações civis. Países como Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido e Egito, que retiraram suas representações diplomáticas do país, em repúdio à repressão violenta da oposição e como forma de pressão ao regime", afirmou Jordy.

Apresentamos um requerimento ao Ministério de Relações Exteriores, sugerindo a retirada imediata do embaixador brasileiro na Síria, Edgard Antonio Casciano, como forma de demonstrar que o Brasil não concorda com as atrocidades cometidas pelo atual governo", afirmou o deputado, que é membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

O diplomata Paulo Sérgio Pinheiro, que lidera as investigações sobre as violações de direitos humanos na Síria e que apresentou seu relatório ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, diz que “o governo sírio está promovendo uma punição coletiva contra a população”. As investigações indicam que em um ano de conflito, mais de 500 crianças morreram em ataques do governo na Síria.
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: