quinta-feira, 22 de março de 2012

Condicionantes de Belo Monte serão discutidas em Belém nesta sexta-feira

 
Da Assessoria em Belém
 
Por solicitação do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), acontece nesta sexta-feira, às 14h, no auditório da Ordem dos Advogados (OAB/PA), audiência pública para discutir o cumprimento das obras condicionantes à construção da Usina de Belo Monte, em Altamira/PA. Deverão estar presentes na reunião, os deputados Domingos Dutra (PT/MA) e Padre Ton (PT/RO), também membros da Comissão de Direitos Humanos - CDHM da Câmara, além de entidades ligadas à luta em defesa dos povos impactados pela edificação da usina.
 
Para o deputado Arnaldo Jordy, não só obras condicionantes devem ser realizadas, mas também projetos estruturantes para toda a região, garantindo um crescimento econômico e social para uma comunidade historicamente preterida, onde os piores indicadores sociais são observados. "Devemos nos preocupar não só com as obras que devem garantir a infraestrutura das cidades atingidas pelas obras da usina, mas também em garantir um desenvolvimento em longo prazo, com hospitais, escolas técnicas e cursos superiores, por exemplo", necessários, segundo o parlamentar, para consolidar a região como um pólo de desenvolvimento sustentável.
 
Jordy esteve recentemente em audiência com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, acompanhado do presidente da Norte Energia – Consórcio de empreiteiras de Belo Monte, Carlos Nascimento e da prefeita de Altamira, Odileia Sampaio, solicitando que as condicionantes para a construção da hidrelétrica no Pará sejam efetivadas, pois a obra poderá causará graves impactos sociais nos municípios do entorno do canteiro de obra, caso a legislação não seja plenamente seguida.
 
"As empreiteiras ficam com o lucro financeiro, enquanto toda um região herda mazelas como favelas, prostituição, exploração infanto-juvenil e violência de todas as formas, como já observamos em empreendimentos do mesmo porte em outras partes do país", afirmou o deputado, que defende ações mais efetivas dos órgãos de fiscalização.
 
A reunião acontecerá no Auditório Otávio Mendonça, da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pará, Pça. Barão o Rio branco 93, bairro da Campina, em Belém/PA. 
   
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: