segunda-feira, 20 de abril de 2015

Jordy percorre municípios de Peixe Boi, São João de Pirabas, Saliópolis, Capitão Poço e Santa Luzia do Pará

  
  
Por Assessoria Parlamentar
    
Belém/PA - O deputado federal Arnaldo Jordy cumpriu extensa agenda neste fim de semana na região nordeste do Pará. Jordy esteve nos municípios de Peixe Boi e Salinópolis no sábado. Em Salinas, Jordy participou do ato de constituição do Diretório Municipal do Partido Popular Socialista (PPS) no município, cuja Comissão Provisória é presidida pela advogada Rosália de Almeida Silva.
  
No domingo (19), Dia do Índio, Jordy esteve na aldeia indígena Itaputiri, dos índios Tembé, no município de Santa Luzia do Pará, próximo às divisas de Capitão Poço e Garrafão do Norte. Na ocasião, Jordy reafirmou posição contra a PEC 215/2000, que pretende tirar do governo a obrigação de demarcar as terras indígenas, que seria repassada ao Congresso, como ambiciona a bancada ruralista.
   
No sábado (18), em Peixe Boi. O deputado se reuniu com conselheiros tutelares e membros do PPS, presidido no município por Sebastião Sibá. Jordy fez explanação sobre temas nacionais urgentes no Congresso, como a proposta de diminuição da maioridade penal. Sobre essa questão, Jordy afirmou que a redução pura e simples, como está na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) em tramitação no Congresso, não irá resolver o problema da criminalidade. O deputado ponderou que poderá haver mudanças relacionadas aos assassinatos cometidos com crueldade, para que não fiquem impunes. Jordy integra a comissão formada no Congresso para debater a proposta.
   
Ainda no sábado, à tarde, o deputado foi a São João de Pirabas, onde se reuniu com a lideranças locais e a presidente da Comissão Provisória do PPS, Ana Cláudia de Moraes Neves, a Claudinha da Rádio. O deputado participou de uma vistoria às obras federais no município, que são alvos de queixas na parte ambiental. Os pescadores do município reclamam que esgotos de conjuntos habitacionais construídos com recursos do PAC estão sendo jogados diretamente nos manguezais, prejudicando a subsistência dos pescadores.
  
O deputado pôs seu mandato à disposição para denunciar qualquer desmando ou prejuízo para a natureza do município e as famílias de moradores. O deputado também se pronunciou sobre a importância do cidadão comum tomar consciência de seus direitos e de votar com responsabilidade no momento das eleições.
  
Em Salinópolis, no sábado à noite, Jordy participou do ato de constituição do Diretório Municipal do PPS no município, em mesa formada pela presidente da Comissão Provisória, Rosália de Almeida e Silva; Augusto César Burlamarqui; o representante do município, Paulo Beta que é da área cultural, representando o município; a diretora do Hospital Regional de Salinópolis, Durvalina Serrão Pinto, representando o Governo do Estado, e dezenas de convidados, que assistiram à apresentação do Grupo Folclórico Revelação do Zimbra.
   
Os debates em Salinópolis começaram justamente com as demandas dos grupos culturais do município, que agradeceram ao deputado pelo apoio às atividades que desenvolvem no município. Novamente, a proposta de redução da maioridade penal entrou em discussão e foi criticada pelos conselheiros tutelares.
  
Representantes do Conselho Tutelar destacaram o apoio parlamentar, por meio de emenda, que garantiu um veículo e outros equipamentos ao Conselho. Representantes da Associação dos Barraqueiros do Atalaia também falaram sobre as dificuldades estruturais que enfrentam em suas atividades, como a ausência de água encanada e outros.
  
Ao se pronunciar, o deputado Jordy reforçou a necessidade de se combater e denunciar a exploração sexual infantil que pode ocorrer em ambientes de atividades turísticas. Jordy também discorreu sobre a situação nacional, diante de escândalos como o do petrolão, e citou que novos escândalos poderão vir à tona em investigações sobre o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e conclamou a população a não aceitar passivamente a corrupção e criticou cortes feitos pelo Governo Federal, de R$ 12 bilhões na saúde e de R$ 7 bilhões na educação.
  
O deputado falou sobre a proposta de redução da maioridade penal e afirmou que deve haver diferença no tratamento dispensado aos que cometem crimes, de acordo com o potencial ofensivo.
  
O deputado também relatou aos presentes sua luta por uma tarifa mais justa de energia elétrica, contra reajustes abusivos promovidos pela Celpa.
   
No domingo, em Capitão Poço, em visita à aldeia Tembé, o deputado criticou a PEC que muda a forma de titulação das terras indígenas, e fez um histórico da exploração desses povos desde o início da colonização. Acompanhado do vice-governador, Zequinha Marinho, Jordy ouviu lideranças indígenas e dos municípios de Santa Luzia, Garrafão do Norte e Capitão Poço.
   
   

Nenhum comentário: