quinta-feira, 23 de abril de 2015

Desmatamento: Jordy denuncia aumento

 
 
Do Portal PPS
  
Brasília/DF - O vice-líder do PPS, deputado federal Arnaldo Jordy (PA) apresentou, no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (23), os dados obtidos pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) sobre o desmatamento na Amazônia. Segundo o Imazon, informou Jordy, apenas em março, foram devastados 58 quilômetros quadrados de floresta, envolvendo os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Amazonas. “A área é quase 200% superior à que foi desmatada em 2014. Em março do ano passado, foram registrados 20 quilômetros quadrados de desmatamento”, protestou o parlamentar.
  
De acordo com o levantamento do Imazon, o acumulado de agosto de 2014 a março de 2015 é de 1.761 quilômetros quadrados. “Isso representa, mais ou menos, a extensão territorial do município de São Paulo inteiro ou 5 mil campos de futebol. E são apenas oito meses”, ressaltou Jordy.
  
Para o deputado, não é possível mais conviver com números tão assustadores em relação ao desmatamento. “É preciso haver uma comunicação entre os órgãos federais competentes — INCRA, IBAMA, Ministério do Meio Ambiente — e as secretarias estaduais de Meio Ambiente, no sentido de estabelecer uma estratégia que possa, efetivamente, reduzir a destruição do, talvez, maior tesouro que o Brasil tem em relação ao mundo de hoje, nessa concorrência desleal na economia globalizada”.
  
Jordy afirmou que na Amazônia o Brasil tem seus maiores ativos. “São mais de 50 mil espécies da fauna e da flora, a maior biodiversidade do planeta, a maior quantidade de floresta tropical do planeta, a maior bacia de recursos hídricos, produzindo água doce e água potável”, insistiu.
  
Entretanto, disse o deputado, toda essa riqueza está ameaçada pela negligência do Estado brasileiro, “que perde a batalha para os madeireiros ilegais”. Segundo Jordy, é preciso ter uma presença maior do poder público na Amazônia, “no sentido de coibir, primeiro, essa destruição da vida e também preservar esses ativos e transformá-los em cadeias produtivas sustentáveis, para superar, inclusive, o desafio do desenvolvimento humano”.
  
Foto: Robson Gonçalves
  
  

Nenhum comentário: