Brasília/DF - O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), teve aprovado nas Comissões de Educação e Amazônia e Integração Nacional, nesta quarta-feira (8) requerimento para discutir sobre a situação do FIES e do Pronatec Rural. O requerimento é assinado também pelo deputado Moses Rodrigues (PPS/CE).
De acordo com o requerimento, programas considerados essenciais na área da educação como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Pronatec, sofreram cortes no período de janeiro e fevereiro de cerca de R$ 1,7 bilhão.
O FIES possibilita que alunos de faculdades particulares possam ter seus cursos financiados e pagar após a formatura, Já o Pronatec Campo, tem o objetivo de atender a demanda da população da zona rural nas necessidades de capacitação, sendo que são disponibilizados 116 cursos por todo o país.
Segundo Jordy, a solicitação da audiência é fruto de uma reinvidincação coletiva de estudantes de sete universidades e faculdades no Pará, sobre a situação em que se encontram os programas. “É de domínio público, a possibilidade de restrição do Programa FIES, que é a talvez a única oportunidade para muitos jovens financiarem seus estudos numa universidade, num curso superior. O Brasil é o 73º no ranking qualidade em ensino no mundo, e a região Amazônica é ainda mais carente, onde municípios paraenses há 12 anos consecutivos figuram entre os últimos índices do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e portanto, a restrição do jovem concluir ou ingressar no curso superior, é um golpe mortal no sonho de milhares de famílias, onde não podemos nos silenciar ante esta ameaça” afirmou o parlamentar do PPS.
Serão convidados para a audiência, cuja data será ainda definida, o Diretor de Gestão de Fundos e benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e o Secretario de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-780
Nenhum comentário:
Postar um comentário