sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cabanagem receberá homenagens na Câmara Federal

  
Brasília/DF – A Comissão de Cultura da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (15), requerimento do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), onde é solicitada a realização de audiência pública em homenagem aos 180 anos da chamada “Cabanagem’, revolta social ocorrida no período do Império, na província do Grão-Pará.
  
O período da revolta da Cabanagem foi marcado por um cenário de extrema pobreza, fome e doenças e o conflito aconteceu devido à irrelevância política a que a província foi relegada pelo Príncipe Regente após a Independência do Brasil de Portugal. O principal objetivo dos revoltosos era a conquista da independência da província do Grão-Pará. 
   
Antecedendo a revolta, houve uma mobilização na província para expulsar forças as que desejavam manter a região como colônia portuguesa. Muitos líderes locais da elite, ressentidos pela falta de participação nas decisões políticas do governo centralizador, se uniram ao movimento, insatisfeitos após a instalação do governo provincial. Os cabanos (índios e mestiços, em sua maioria) pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida); a elite (comerciantes e fazendeiros) queria obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.
   
A revolta teve início em 06 de janeiro de 1835 com a tomada do quartel e do palácio do governo de Belém por tapuios, cabanos, negros e índios liderados pelo lavrador Antônio Vinagre. Terminou após cinco sangrentos anos de combates entre cabanos e tropas do governo central. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos, e estima-se que cerca de 30 mil pessoas morreram durante o conflito. A revolta, no entanto, terminou sem que os cabanos atingissem seus objetivos.
   
De acordo com Arnaldo Jordy, “temos o dever de informar a população brasileira e particularmente a juventude, deste fato tão importante ocorrido há 180 anos na região Norte do nosso país, uma legítima a revolta social, que, mesmo por causas diferentes, a população trabalhadora e os integrantes da elite local se uniram contra o governo regencial”. Para o parlamentar paraense, deve-se valorizar um capítulo tão histórico tão importante para a construção da história do Brasil.
   
Aprovada por unanimidade pelo colegiado, a homenagem - cuja data ainda será definida -, deverá contar com a participação de historiadores, além de exposição de fotos, cartazes e documentos da época.
     
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-3506 / 8276-780
      
    

Nenhum comentário: