sexta-feira, 25 de abril de 2014

Jordy parabeniza UFPA por projeto de memória do período da ditadura no Pará

 
Brasília/DF - Nesta quarta-feira (25), o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) parabenizou os apoiadores e responsáveis pelo Projeto “Os Anos de Chumbo na UFPA: Memórias, Silêncios, Traumas e Cultura Educacional", um acervo multimídia disponibilizado ao público, com relatos de perseguidos pelo regime ditatorial brasileiro, no estado do Pará e informações da resistência na Universidade Federal do Pará. A deferência foi feita no plenário da Câmara dos Deputados.
 
O acervo, organizado pela professora Edilza Fontes, contém 35 entrevistas com professores, funcionários, ex-alunos e lideranças políticas que viveram e testemunharam o período ditatorial na UFPA em meados de 1960 e que foram vítimas da repressão do regime militar, com o apoio de setores civis da sociedade, que tomou de assalto o país entre 1964 e 1985.
  
Segundo o parlamentar paraense, é o maior conjunto de dados orais sobre a ação da ditadura já feitas no Estado, reunido e disponibilizado sem cortes, e pode ser acessado por qualquer cidadão, através do link www.multimidia.ufpa.br.
  
O trabalho foi apresentado em um seminário denominado "1964 - 50 Anos Depois", realizado pela universidade e no qual o deputado foi convidado a participar. Seminário este, que além de marcar os 50 anos do golpe no país, também foi o momento de posse dos membros da Comissão da Verdade César Moraes Leite, instalada para investigar a memória da ditadura na universidade paraense.
 
De acordo com Arnaldo Jordy, “a iniciativa democrática da Universidade Federal do Pará, servirá para que as novas gerações, além de tomar conhecimento dos lamentáveis fatos ocorridos no país - e especificamente no Pará -, por ocasião da ditadura, não incorram nos mesmos erros que vitimaram tantos brasileiros, cujo único desejo era a liberdade e a democracia”.
 
As entrevistas contidas no projeto são inéditas e revelam, por exemplo, memórias de personalidades paraenses, como a realizada com o professor Ruy Antonio Barata, que relatou a movimentação política nas organizações estudantis e nas faculdades da UFPA.
   
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: