sexta-feira, 4 de abril de 2014

Câmara: relatório sobre hospitais de emergências médicas será apresentado ao Conselho Federal de Medicina

 
Brasília/DF - Aprovado na última quarta-feira (2) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, o relatório final da Comissão do Grupo de Trabalho que realizou levantamento da situação dos hospitais de urgências médicas do Sistema Único de Saúde - SUS, será apresentado na próxima nesta segunda-feira (7), na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), na capital federal.

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial de Saúde, a apresentação das conclusões das vistorias realizadas pelos parlamentares do Grupo de Trabalho, revela o que muitos já sabem: a carência e a deficiência crônica dos serviços oferecidos à sociedade pelos hospitais e prontos-socorros brasileiros, segundo o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), coordenador do GT.
 
Ainda de acordo com o parlamentar paraense, “o resultado é um relatório em que reputamos relevante para a compreensão do drama da superlotação, da falta de pessoal especializado, doentes sem atendimento, sintomas vistos com frequência em reportagens da imprensa e visitas aos hospitais. O relatório também indica caminhos para a busca de soluções, idéias e propostas colhidas junto aos que se encontram na ponta do atendimento de urgência, onde o drama é vivido diariamente”.
  
Jordy espera que o relatório contribua para tentar resolver os problemas enfrentados por setores de atendimento de urgência e emergências de hospitais do país, pois a situação em muitos Estados é de verdadeiro caos. “O que nós observamos no Brasil inteiro é que há uma demanda reprimida, devido à insuficiência de profissionais e à carga de trabalho. Nós precisamos pedir a reforma do SUS”, declarou o deputado do PPS.
  
Diligências
 
O GT da CDHM realizou, desde novembro de 2011, oito diligências a hospitais de urgência e Emergência da rede SUS em todas as macrorregiões do País. Participaram do trabalho, além de parlamentares e servidores, representantes da Procuradoria Federal e Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público, do Conselho Federal de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos, da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Enfermagem.
 
A apresentação do relatório acontecerá na sede do Conselho Federal de Medicina, localizada no SGAS 915, Lote 72, Asa Sul. O documento também deve ser apresentado ao Governo Federal, no âmbito do Ministério da Saúde, e também a agentes públicos com responsabilidades na área de direitos humanos.
  
O Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, bem como diversos outros atos internacionais, assim como dispositivos constitucionais e a própria legislação interna definem compromissos que o Brasil assumiu nas últimas décadas. O Sistema Único de Saúde, um dos mais amplos do mundo, representou avanço social significativo para a população e hoje, de cada dez brasileiros oito dependem do SUS.
 
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
  
 

Nenhum comentário: