quinta-feira, 24 de abril de 2014

Jordy critica lentidão do Programa Luz Para Todos na Amazônia

 
Com problemas para atingir metas, o Programa Luz para Todos, do Governo Federal, cuja missão é levar energia elétrica para áreas rurais, foi criticado no plenário da Câmara Federal nesta quarta-feira (23) pelo deputado Arnaldo Jordy, do PPS do Pará,
 
De acordo com o parlamentar, citando reportagem de O Liberal, o programa teria sido esmiuçado pelo próprio Ministério de Minas e Energia, onde foi revelado que mais de 280 mil famílias, ou cerca de 1,1 milhão de pessoas, ainda aguardam pelos técnicos em suas portas. Só no Pará seriam 140 mil famílias, o que corresponderia a 562 mil habitantes.
   
O programa federal finalizou 2013 alcançando apenas 62% da meta para o país. De acordo com o IBGE, em 2010 o Brasil tinha 716 mil famílias sem energia elétrica. O Luz Para Todos teria atendido de janeiro de 2011, a novembro de 2013, 441.188 famílias, dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
 
Ainda segundo dados do IBGE, 0,5% dos domicílios no Brasil não contavam com o serviço de rede elétrica, com a região Norte apresentando o pior índice de cobertura, apenas 97,5%. No sul e sudeste este percentual chega a 99,9%. No Pará, o programa teria avançado apenas 30% em 2013, menos que a metade da média nacional, restando ainda cerca de 100 mil famílias a serem alcançadas.
  
Arnaldo Jordy destacou a situação na região do arquipélago do Marajó, que possui um histórico de carências de todo gênero, onde apenas 64,3% dos moradores contam com o benefício da energia elétrica em suas residências, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica. Na cidade de Portel, segundo ele, a iluminação pública chega apenas para 30% dos habitantes e somente 43,3% das casas contam com o privilégio da energia elétrica.
  
“Compreendemos os problemas e percalços enfrentados pelo Programa Luz Para Todos, não só no Pará como em toda Amazônia, tais como áreas de difícil acesso, ausência de estradas, vias intransitáveis e a complexidade logística para se instalar a rede energética através de ilhas, furos ou florestas. No entanto, enquanto investimentos bilionários estão sendo carreados para estádios de futebol monumentais, centenas de milhares de brasileiros, vão dormir todas as noites, em pleno século 21, à luz de velas, esquecidos nos mais longínquos e precários ramais pelas autoridades, que estão a milhares de quilômetros, em seus prédios e palácios”, ressaltou indignado o deputado paraense.
 
Jordy finalizou seu pronunciamento afirmando que o Luz Para Todos deve ser uma questão de prioridade, e lamentou que não esteja sendo executado desta forma pelo governo federal, para que sejam atendidas, de forma rápida e eficaz, todas as famílias que ainda se encontram sem este serviço básico em seus lares, na imensidão amazônica.
  
  
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
   
 

Nenhum comentário: