quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ministro da Educação recebe bancada de deputados do Norte para discutir investimentos

    
  
Brasília/DF – Em uma iniciativa que pode render frutos, a bancada do Norte na Câmara dos Deputados foi recebida em audiência pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quarta-feira (11) na capital federal. A pauta principal da reunião foi o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia.
   
O coordenador da bancada, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP), dentre outras demandas, cobrou do ministro em nome dos presentes, editais voltados especificamente para a região e afirmou que a Amazônia é prejudicada na distribuição das bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, que envia estudantes universitários brasileiros para estudarem no exterior. “A Amazônia apresenta a metade da média nacional dos beneficiados pelo programa”, afirmou o deputado amapaense.
   
O deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) obteve a informação que na próxima semana o ministro Aloizio Mercadante receberá deputados do Pará para discutir modos de melhorar o IDH da região, revelado em recente pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD como um dos piores do país. “Estamos lutando para que o Estado receba mais investimentos de modo que estes índices de desenvolvimento sejam melhorados, e investimentos em educação são uma das formas mais eficazes de começar a reverter esta situação de quase calamidade”. Uma das iniciativas que está sendo reivindicada é a criação da Universidade do Marajó, a ser instalada no arquipélago do Marajó, onde está localizado o município de Melgaço, que apresentou na pesquisa, o pior IDH do país.
 
Cerca de 20 deputados da região Norte estiveram na reunião com o Ministro, além de reitores de universidades federais, como da Universidade Federal Rural da Amazônia, Sueo Numazawa. Apenas 4 deputados do Pará marcaram presença.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: