segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Deputados criticam Norte Energia em audiência pública realizada em Altamira

 
 
A Câmara Municipal de Altamira sediou nesta quinta-feira (05/09), uma audiência pública para discutir o cumprimento das condicionantes decorrentes da construção da UHE Belo Monte.
      
Altamira/PA - Os deputados federais Arnaldo Jordy (PPS) e Zequinha Marinho (PSC) que promoveram a audiência pública, fizeram duras criticas à empresa Norte Energia. Conforme os deputados, falta transparência e principalmente diálogo. De acordo com Zequinha Marinho, a empresa apresentou o modelo das casas do reassentamento urbano e fez alterações sem consultar a população diretamente afetada: “Falta uma representação institucional na Norte Energia que cumpra o que foi combinado. O que é combinado não é barato nem caro, é combinado”, criticou o deputado do PSC.
   
Arnaldo Jordy disse que as reais necessidades da população em relação às condicionantes da UHE Belo Monte são negligenciadas pela Norte Energia e que por isso o MPF já moveu mais de uma dúzia de ações contra Belo Monte.
 
Em seu pronunciamento, o Vereador João Artur, 1º Secretário da Câmara Municipal, comentou sobre as várias reuniões que ele tem promovido com as comunidades diretamente afetadas pela UHE Belo Monte. João Artur disponibilizou parte do tempo no pronunciamento para que os jovens de Altamira se manifestassem. A escolhida para falar foi a estudante Caroline. No diálogo, a estudante fez uma pergunta que calou a diretora da Norte Energia: “Como você consegue dormir sabendo que seu trabalho é enganar as pessoas e que essa empresa destruiu nossas vidas?”, questionou a estudante.
 
Para os movimentos sociais organizados, e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Altamira, juntamente com os representantes do Ministério Público Federal, ficou evidente que a Norte Energia não tem cumprido minimamente o que foi estabelecido por ocasião da implantação da obra. Para eles, não é aceitável que a Norte Energia continue tratando Altamira como um Brasil de segunda categoria, apenas celeiro de riquezas a serem saqueadas e as hidroelétricas como instrumentos de destruição dos povos e suas culturas.
 
Clarice Coppeti, representante da Norte Energia, argumentou que a cidade de Altamira será modelo para o Brasil. De acordo com a diretora da empresa, os direitos humanos e da natureza são prioridades no cumprimento das condicionantes. “O nosso prazo é até Junho de 2014”, enfatizou Clarice.
 
Do Blog do Vereador João Artur
 
 

Nenhum comentário: