quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Entidades debatem o tráfico humano no Pará

  
De O Liberal
Por Roberto Barbosa
 
Belém/PA - Os Estados do Amazonas, Maranhão e Pará estão entre os maiores fornecedores do país para o mercado de tráfico humano com fins de exploração sexual e retirada de órgãos. O Brasil é o sexto país no ranking internacional de tráfico humano, um mercado que movimenta US$ 35 bilhões por ano e faz cerca de três milhões de vítimas, segundo informou ontem à noite (10) o deputado federal Arnaldo Jordy, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas, da Câmara Federal.
   
Jordy explica que, no caso dos Estados da região Norte, a grande demanda decorre da fragilidade do setor de segurança às proximidades das fronteiras com países como Guiana, Suriname e outros. Em função disso, ele aguarda o posicionamento das investigações feitas pelos setores de segurança, como a Polícia Federal, para que a CPI do Tráfico Humano possa promover em Belém uma audiência pública envolvendo toda a sociedade civil organizada, sem a qual, no seu entendimento, não se poderá combater este tipo de crime com eficácia.
   
Na noite de ontem, Arnaldo Jordy participou de uma mesa redonda sobre tráfico de pessoas, com objetivo de esclarecer a sociedade belenense acerca do combate ao crime que vitima pessoas para o trabalho escravo, para o tráfico de órgãos e principalmente para a exploração sexual. O evento foi promovido pela Igreja Anglicana, em sua sede, na avenida Serzedelo Correia, bairro de Batista Campos. Na oportunidade, o parlamentar falou sobre as atividades das redes criminosas no Brasil, que têm, inclusive, como uma das principais rotas, o Estado do Pará. "Não há uma legislação muito sólida para combater este crime. A sociedade não está atenta para isso, portanto é preciso esclarecer sobre o assunto",afirmou.
  
Arnaldo Jordy também lembrou da novela "Salve Jorge", da Rede Globo, TV Liberal Canal 7, que vem denunciando o tráfico de pessoas. "Isso não é ficção coisa nenhuma. É uma realidade que a novela está mostrando e abrindo os olhos da população", disse o parlamentar. Ele acrescentou que agências de modelo e algumas escolhinhas de futebol são campos férteis para esse mercado criminoso.
  
Indagado se existe registro de pessoas que tenham sido levadas do Pará para retirada de órgãos, Jordy explicou que não há nenhum caso oficial; todavia, explicou que a Polícia Federal investiga algumas ocorrências de desaparecimentos misteriosos que muito se assemelham com esses fatos. Disse ainda que há casos concretos, levantados pela PF e investigados pela CPI, que ocorreram no Mato Grosso e Pernambuco.
  
Representantes da OAB-PA, Pro-Paz, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público Estadual, CDCA Emaús, ONG Só Direitos e Comissão de Direitos Humanos da Igreja Anglicana ficaram de participar do evento, que começou às 19 horas. Também se fez presente o deputado Carlos Bordalo, relator da CPI do Tráfico Humano da Assembleia Legislativa do Pará. 
 
 

Nenhum comentário: